O que é o ethos pathos e logos?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Na retórica de Aristóteles, pathos, ethos e logos são os três pilares fundamentais. Ethos apela para ética, pathos ao sentimento ou às emoções, e logos para a lógica. Atualmente, esses três aspectos são considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão.

Em Aristóteles
Pathos é um dos três meios de persuasão do discurso na retórica clássica desde Aristóteles, alguns séculos antes de Cristo. Enquanto o pathos é um método de persuasão pelo chamado do público à emoção, o ethos retorna sua força de persuasão à integridade do falante.

Pathos, ethos e logos são os três aspectos, de acordo com Aristóteles, considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão.

O conceito originário de pathos está ligado com o filosofar
O pathos seria compreendido como uma disposição (Stimmung) originária do sujeito que está na base do que é próprio do humano. Assim, o pathos atravessa toda e qualquer dimensão humana, permeando todo o universo do ser.

Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser; “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

logos |lógòs|
1. [ Filosofia ] Razão ou princípio da inteligibilidade. 2. [ Filosofia ] Princípio platónico mediador entre o mundo sensível e o inteligível.

substantivo masculino Racionalidade que distingue o ser humano dos demais animais, sendo este capaz de raciocinar, de compreender a realidade; razão. [Filosofia] Conjunto de leis que, segundo Hieráclito de Éfeso (século V, a.C), fazem o universo funcionar, compondo um tipo de inteligência cósmica.

A diferenciação entre éthos e êthos se deu bem cedo no contexto da cultura grega. O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega.

Segundo o Filósofo Henrique C. De Lima Vaz, todas as coisas são physis (numa tradução ainda insatisfatória: natureza). Nosso modo de ser (modus vivendi, modus operandi) é transformá-la e a isso chamamos ethos (do grego "habitat", hábito, costume, caráter).

A doutrina do ethos está ligada ao pensamento filosófico grego sobre a influência dos modos e ritmos musicais na formulação do comportamento humano. Trata da relação entre os movimentos musicais e os movimentos humanos, onde a música tem elementos capazes de moldar o caráter humano.

Há 3 modos de persuasão: ethos, pathos e logos.

  1. Ethos: persuade-se pelo caráter, por quem é o orador, se este é digno de fé;
  2. Pathos: persuade-se pela emoção, pelos sentimentos causados de tristeza ou alegria, amor ou ódio;
  3. Logos: persuade-se pela lógica dos argumentos apresentados.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Pathos é muito usado quando os argumentos que serão expostos são muito controversos. Como esses argumentos geralmente precisam de lógica, o sucesso residirá na capacidade de empatizar com o público.

O vocábulo pathos vem do grego phatos, com o significado de sentimento, de sofrimento. Dele originou-se o termo patético, empregado, nos dias atuais, em sentido mais pejorativo do que positivo, sinalizando para algo excessivamente afetado, como o melodrama.

Significa sofrimento, paixão. Patho, derivado de pathos, significa, segundo o mesmo dicionário, afecção, doença (Robert, 1992, p. 1376). Portanto, em Aristóteles, pathos é sinônimo de “paixão”, ambos os termos, em sentido amplo, significando um sofrimento passivo, também em sentido amplo.

São os termos estabelecidos para orientar a relação de associação entre a empresa associada e o Instituto Ethos, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento da missão da entidade e consolidar e aperfeiçoar as políticas e práticas de responsabilidade social das empresas.

Ethos é um termo genérico, que designa o caráter cultural e social de um grupo ou sociedade. De uso bastante antigo, significa em grego hábito ou caráter, e relaciona-se intimamente com o termo ética. Ethos passou a designar uma espécie de síntese dos costumes de um povo.

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O mito se opõe ao logos como a fantasia à razão, como a palavra que narra a palavra que demonstra. Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos, sendo uma argumentação, pretende convencer.

O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas. (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").