O que é o estresse psicológico?

Perguntado por: ocorte3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

Mas existem diferentes tipos de estresse, cada um com suas próprias consequências físicas e mentais.
...
Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

Os ansiolíticos são medicamentos indicados para a ansiedade, objetivando a sua diminuição, e atuam no organismo diretamente nas áreas responsáveis para o controle da ansiedade e do estado de alerta, promovendo sensação de relaxamento. “São também chamados de tranquilizantes e calmantes.

Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos.

É importante distinguir os conceitos: Ansiedade: antecipação a uma ameaça futura. Medo: resposta emocional a uma ameaça real ou percebida. Estresse: resposta física a um estímulo.

Fazer exercícios e conversar são os remédios mais comuns, mas há mais opções

  1. Respiração diafragmática. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

Dormir bem; Praticar exercício físico moderado; Manter hábitos saudáveis e evitar o consumo de álcool e tabagismo; Busque ajuda: além de buscar de apoio profissional para gerenciar o estresse, conversar e se aproximar das pessoas ajuda a manter vínculos e se sentir acolhido.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Quando você deve se preocupar com o estresse
Se alguns sintomas como batimento cardíaco acelerado ou fora do ritmo, respiração acelerada, sudorese, tremores e dificuldades intestinais começarem a ser frequentes é bom ficar atento.

Estresse Crônico
É o quadro mais grave pois o estresse já está enraizado no dia a dia da pessoa. Ela está sempre estressada e não vê saída para essa situação, abrindo caminho para doenças como ansiedade e depressão.

As causas do estresse estão associadas a ocasiões em que os indivíduos são submetidos a sentimentos de apreensão, ansiedade ou preocupação com algo ou algum evento. Uma rotina sobrecarregada por tarefas diversas e ainda determinadas substâncias como a cafeína, álcool, drogas e tabaco, podem intensificar o estresse.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.

8 técnicas de relaxamento para acalmar a mente

  1. Meditar todos os dias. ...
  2. Praticar 30 minutos de exercício físico. ...
  3. Ter um pensamento positivo. ...
  4. Tirar tempo para você mesmo. ...
  5. Sair com os amigos. ...
  6. Comer bem para se proteger do estresse. ...
  7. Fazer massagens relaxantes. ...
  8. Tomar remédios naturais.

A 7 alternativas de chá para estresse

  1. Camomila. A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. ...
  2. Capim-limão. O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. ...
  3. Maracujá ...
  4. Valeriana. ...
  5. Mulungu. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Lavanda.

7 dicas para combater o estresse de forma natural

  1. Exercícios físicos. ...
  2. Técnicas de relaxamento. ...
  3. Alimentação saudável. ...
  4. Respiração profunda. ...
  5. Óleos essenciais. ...
  6. Mentalização positiva. ...
  7. Sono profundo.