O que é o esquema 3-1?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Como é sabido, o 3+1 foi o apelido que recebeu, no nascedouro das licenciaturas no Brasil (meados dos anos 30 do século XX), a seguinte estrutura para o processo de formação do professor da escola: três anos de formação nos conteúdos específicos (Matemática, no nosso caso), seguidos de um ano de Didática (ensino).

A formação pedagógica é um curso feito pensando em quem já possui outros tipos de graduação, como bacharelado e curso tecnológicos, e desejam ter habilitação para dar aulas. Por isso, ele é voltado a educar o aluno a desenvolver habilidades de ensino que geralmente não são ensinadas nesses cursos mais específicos.

Durante o período vigente da Ditadura Militar (1964-1985), a formação de professores sofreu as consequências das políticas educacionais implantadas que levariam a educação a formar cidadãos aptos para o mercado de trabalho, deixando de cumprir assim seu papel: a formação crítica dos alunos.

Coloque a formação acadêmica em ordem cronológica
Nele, são incluídos os níveis de instrução: fundamental, médio, técnico, superior, especialização, mestrado e doutorado. A formação mais recente deve ser colocada primeiro.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

Para lecionar em Direito o bacharel na área precisa ter alguma especialização voltada para a área acadêmica, como mestrado ou doutorado, por exemplo, conforme é exigido pelo MEC – Ministério da Educação. Para ser professor de Direito, não é preciso, no entanto, ter sido aprovado no exame da OAB.

Basicamente, é a sua graduação principal. Lá, você não precisa escolher antes de entrar na universidade qual curso irá fazer. Muitas faculdades e universidades oferecem a opção de escolher mais de um major para realizar durante os seus estudos.

ABI é comum em cursos de licenciatura ou bacharelado (História, Letras, Física, Geografia, Filosofia, etc.) ou em cursos apenas de bacharelado como os de Comunicação Social e de Engenharia, que dispõem de várias formações acadêmicas vinculadas.

Com a Formação Pedagógica, os profissionais ficam aptos a dar aulas no ensino fundamental, ensino médio, ensino de jovens e adultos, ensino inclusivo e ensino profissionalizante, além de desenvolver atividades de planejamento, coordenar e supervisionar atividades pedagógicas.

O que é Formação Pedagógica? Trata-se de uma licenciatura de curta duração para bacharéis e tecnólogos de qualquer área que desejam ser professores — seja no setor público, seja no setor privado — como um engenheiro que deseja dar aulas de Física ou Matemática.

O diploma da segunda licenciatura é de nível superior. Ela não é uma especialização menor. Por isso, para aqueles que desejam ingressar nesse curso precisam ficar atentos se as instituições na qual irão cursar estejam devidamente reconhecidas pelo MEC, e se entregam no final do curso o Diploma de Conclusão.

Apenas no final do Império, o Conselheiro Tomás Coelho, ex Ministro da Agricultura, Comércio e Indústria, conseguiu a criação do Imperial Colégio Militar (Decreto no 10.202, de 9 de março de 1889). O educandário, em pouco tempo, impôs-se dentro do cenário educacional do País.

TEXTO HISTÓRICO. O primeiro Colégio Militar nasceu, oficialmente, pelo Decreto Imperial Nr 10202, de 09 de março de 1889, com o nome de Imperial Colégio Militar da Corte, hoje o tradicional Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Em março de 1964 foi implantada a Ditadura Militar no Brasil. No período em que os militares ocuparam o poder foram criadas 16 Universidades, o que enseja a alguns áulicos mal informados ou intencionados, defenderem a Ditadura como impulsora do Ensino Superior.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.