O que é o Espírito Shekinah?

Perguntado por: gportela5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. A palavra shekinah tem várias grafias, entre elas, shekiná, shechina e shekina.

Curiosamente a palavra shekinah não aparece na Bíblia.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Tsebayoth, significa: Santo, Santo, Santo é o Senhor. das Hostes.

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).

Desta palavra: shãkan deriva-se a palavra que na linguagem teológica em inglês (Shekinah), significa a presença permanente de Deus!

Em janeiro de 1991, é constituída oficial e legalmente a MISSÃO EVANGÉLICA SHEKINAH, com sede em São Paulo, à rua Professor Alexandre Albuquerque 43, Paraíso.

Embora a maioria dos cristãos acreditem que o significado desta palavra seja algo como presença, Espírito ou Glória, existe quem diga que Shekináh significa o lado feminino de Deus, e outros ainda, que significa algo mais tenebroso, uma vez que esta palavra figura em obras da mística judaica.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, a Emunah, como confiança pessoal ou abandono confiante de um povo, Israel, que se deixa guiar por Deus e, de outro lado, a Pistis, a qual, segundo o apóstolo Paulo, é a adesão individual a um conteúdo de fé, de um credo tido por verdadeiro.

De acordo com o evangelho de Marcos, Cristo professa as palavras “eloi, eloi, lamá sabactani?”, que em aramaico significa “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”.

Significado de Rafa
substantivo feminino [Popular] Fome, miséria, penúria. (Var.: ráfia.).

Este título vem do original hebraico Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “Deus dos Exércitos” ou “Senhor dos Exércitos”. A primeira vez que o título “Senhor dos Exércitos” aparece na Bíblia é no texto que fala sobre o nascimento do profeta Samuel (1 Samuel 1:3).

Quando os judeus vêem a palavra YHWH, dizem "ADONAI, que literalmente significa "meu senhor". Eloheinu é um dos nomes de Deus, seguido pelo pronome possessivo da primeira pessoa do plural, que podemos traduzir como "nosso Deus".

No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.