O que é o erro despejar no Excel?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Este erro ocorre quando o intervalo de derramamento de uma fórmula de matriz derramada não está em branco. Quando a fórmula é selecionada, uma borda tracejada indicará a faixa de derramamento pretendida.

O erro #VALOR! é uma maneira de o Excel informar que "Há algo errado com a forma como sua fórmula foi digitada. Ou há algo errado com as células às quais você está fazendo referência." Como o erro é muito geral, pode ser difícil encontrar sua causa exata.

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

Números configurados como texto pode causar erro de procura. Caso sua procura em uma tabela seja por um número especifico, mas na tabela, a coluna contendo o número procurado está configurado como texto, o PROCV não será capaz de encontrar o valor e ira retornar #N/A informando que não foi possível concluir a busca.

01) Alternativa a função PROCV –> ” Função PROCX
Contudo, a sua grande vantagem é conseguir fazer as pesquisas tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita, de cima para baixo e vice versa.

Pressione Ctrl + ` novamente para voltar a mostrar os resultados da fórmula.

Há 3 motivos possíveis para este erro:

  • Escrever o nome da função errado.
  • Inserir algum argumento errado.
  • Utilizar um nome definido errado ou que não exista.

Um dos mais comuns erros no Excel é a referência circular. Trata-se de uma célula que invoca ela mesma para realizar uma operação, o que resulta em um loop infinito. Por exemplo, se você faz uma soma na célula A5 envolvendo as células A1 a A4. Contudo, por alguma desatenção, você acaba incluindo a A5 na soma.

Em algumas situações ao usarmos o Excel, podemos nos deparar com os caracteres “####” em alguma célula da nossa planilha. Mas, o que isso significa? Geralmente, o motivo para que isso ocorra é, simplesmente, pelo fato do conteúdo numérico da fórmula, ser maior que a largura da coluna.

Se o Excel não está somando as células, pode ser problema de formatação. Conheça os erros mais comuns que impedem o cálculo correto das fórmulas no programa da Microsoft. Se o Excel não está somando as células corretamente, pode ser que o programa da Microsoft não esteja seguindo regras necessárias de formatação.

O erro #REF! mostra quando uma fórmula se refere a uma célula que não é válida. Isso geralmente ocorre quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou algo é colado sobre elas.

Vc deve estar selecionando de forma errada as células.

Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.

Trata-se de uma “prima” do PROCV, uma das funções mais importantes da ferramenta. A função PROCH faz uma busca horizontal em uma tabela, retornando um elemento que se encontra em uma outra linha, na mesma coluna do elemento sinalizado como valor procurado.

Nos casos onde os dados estiverem distribuídos verticalmente (informações por colunas) é usada a ferramenta PROCV, e para os casos onde se deseja encontrar informações distribuídas horizontalmente a ferramenta PROCH é a usada.

A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada).

A função SOMASES, uma das funções de matemática e trigonometria, adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios. Por exemplo, você usaria SOMASES para somar o número de varejistas no país/região que (1) residem em um único CEP e (2) cujos lucros excedem um valor específico em dólar.

A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna.

A principal diferença é que a função PROCX é mais geral, vai te permitir maior facilidade e liberdade nas buscas e funciona tanto para busca vertical quanto horizontal. A função PROCV só permite a busca na vertical e tem a limitação da posição das informações.

Selecione a célula que está com problema. Clique em fórmulas > Rastrear precedentes. Compare as setas azuis ou os intervalos em azul. Em seguida, corrija os problemas com a fórmula inconsistente.