O que é o equilíbrio emocional?

Perguntado por: dfigueiredo . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O que é o equilíbrio emocional? Equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.

Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

O nosso corpo precisar estar alinhado quanto a isso, para que nada no nosso cotidiano seja interferido pela falta do equilíbrio emocional. Todos os nossos sentimentos são necessários, pois nos dão informações valiosas sobre nós mesmos, e é por isso que é tão importante prestar atenção ao nosso estado emocional.

Uma pessoa equilibrada emocionalmente é aquela que consegue ter clareza e segurança diante de problemas, buscando resolvê-los da maneira mais assertiva possível, respeitando seus sentimentos e limites. Conhecer a si próprio é um primeiro passo para quem busca o equilíbrio emocional.

O desequilíbrio emocional na psicologia é definido pelas mudanças constantes de humor e de reações desproporcionais a imprevistos e acontecimentos negativos do dia a dia. Alguns são mais suscetíveis a essa condição, mas todas as pessoas podem sofrer de descontrole emocional em determinados momentos.

O órgão principal responsável por isso é o ouvido e também temos essa habilidade por conta da visão e do cerebelo, a parte do cérebro responsável pela coordenação motora. Todos trabalham em conjunto para contribuir para nosso controle corporal.

Quando se considera uma pessoa equilibrada, de um ponto de vista psicológico, supõe-se que ela mantenha uma certa estabilidade no que se refere ao humor, às emoções e sentimentos, que seja capaz de reagir psicologicamente com moderação ante os diversos estímulos externos, de uma forma proporcional e mantendo um certo . ...

As pessoas que sofrem de desequilíbrio ou descontrole emocional apresentam alterações frequentes e inesperadas de humor, além de reações desmedidas às más notícias e acontecimentos inesperados: Reagem de forma exagerada diante de um pequeno imprevisto.

Mantenha a calma
Se a tarefa parecer impossível, afaste-se por alguns minutos do colega inconveniente, respire profundamente e conte até 10. Entenda que ser tomado por uma conduta mais agressiva pode fortalecer uma pessoa desequilibrada e torná-la mais incontrolável.

Cremos que todas as nossas emoções nos foram dadas por Deus. Sorrimos, choramos, nos alegramos, nos entristecemos; Deus nos deu emoções, não somos um robô, não temos um programa para seguir. Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

O que é o equilíbrio emocional? Equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.

O que perdeu o equilíbrio mental; doido; maníaco; insensato.

O estresse e a ansiedade têm sido associados a um desequilíbrio químico no corpo que causa sensação estranha na cabeça. Pessoas com ansiedade têm dificuldade em controlar pensamentos preocupantes que aumentam a pressão e aumentam seus níveis de estresse.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Uma pessoa com emoções frágeis tem dificuldades em gerenciar as emoções, se desestabilizando mesmo com pequenas preocupações. “Alguns teóricos consideram a fragilidade como algo quebradiço”, diz a profissional. É importante salientar que os momentos de tristeza e de irritação podem causar uma instabilidade emocional.

Medos Emocionais

  • Medo de fracassar.
  • Medo de se frustrar.
  • Medo de ser rejeitado.
  • Medo de ser criticado.
  • Medo de ser abandonado.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

Dores e tonturas
Assim, a tensão nos músculos de uma pessoa estressada pode resultar em dores como as da fibromialgia, por exemplo. Muitas vezes, quem sofre desse mal também relata tonturas frequentes, náuseas, dor no peito e taquicardia.

Seja livre da ansiedade com o Salmo 94.