O que é o equilíbrio elétrico?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Equilíbrio elétrico é quando o veículo é capaz de repor a mesma quantidade de energia que consome no momento da partida e alimentar o sistema elétrico com o veículo em movimento.

Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco. Quando essa distribuição acontece de forma desordenada na superfície do condutor, dizemos que ele está em equilíbrio eletrostático.

Diz-se que um condutor está em equilíbrio eletrostático quando não há movimento organizado de carga, mesmo na presença de um campo elétrico externo. No interior de materiais condutores em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico é nulo.

A condição para que uma partícula se encontra em equilíbrio, segundo a primeira e segunda lei de Newton é que a soma das forças que atuam nela, força resultante, seja nula. Resumindo: Situação de equilíbrio de uma partícula: Repouso ou MRU.

Carga elétrica é uma propriedade física cuja origem vem das partículas subatômicas prótons e elétrons. Representação artística das cargas elétricas positivas e negativas. Uma carga elétrica, cuja unidade de medida é Coulomb, pode ser representada pelos sinais positivo, para os prótons, e negativo, para os elétrons.

Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

Na Física são considerados dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante. Nos dois tipos de equilíbrio temos que a força resultante que atua sobre ele é nula.

Uma reação está em equilíbrio quando a velocidade da reação direta é a mesma da reação inversa, ou seja, os reagentes se transformam em produtos com a mesma velocidade com que os produtos se transformam em reagentes.

- Este princípio se aplica aos fatores que podem deslocar o equilíbrio químico, que são: concentração, temperatura e pressão.

audição

O equilíbrio está relacionado ao órgão sensorial da audição. No interior do nosso ouvido há células e canais que são responsáveis pelo nosso equilíbrio.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática:

  1. Carga elétrica: Q = n.e;
  2. Campo elétrico: E = F/q;
  3. Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²;
  4. Potencial elétrico: P = E/q.

No interior dos condutores, o campo elétrico interno é sempre nulo. É importante ressaltar que o campo elétrico só será completamente nulo no interior dos condutores quando estes se encontrarem em equilíbrio eletrostático.