O que é o epicárdio?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso. Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco.

O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco. Já o endocárdio é o revestimento mais interno e é formado por tecido conjuntivo e endotélio.

A cavidade pericárdica é o espaço potencial criado pela reflexão pericárdica, e é onde o fino filme de fluido pericárdico é mantido, permitindo que as duas superfícies sejam lubrificadas e deslizem uma sobre a outra sem nenhum atrito.

O que é Epicárdio:
É a camada mais interna do pericárdio seroso, que adere fortemente à superfície do coração.

A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue. A camada mais interna é o endocárdio que recobre as válvulas cardíacas (DANGELO; FATTINI, 2006).

O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.

A cavidade do pericárdio é um espaço virtual entre as camadas opostas das lâminas parietal e visceral (epicárdio) do pericárdio seroso. O coração se localiza na cavidade pericárdica, na região inferior do mediastino médio.

"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.

miocárdio

O músculo do coração, que envolve todas essas cavidades, é chamado de miocárdio e a inflamação deste músculo é chamada de miocardite.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso, constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral.

Muitas vezes, quando o paciente é diagnosticado com pericardite, é difícil descobrir as causas da condição. No entanto, acredita-se que a pericardite pode surgir como consequência de uma infecção por vírus, bactérias e fungos, de doenças auto-imunes e de tratamentos médicos como a radioterapia, por exemplo.

CÂMARAS CARDÍACAS
O CORAÇÃO formado por quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) que recebem e dois ventrículos (direito e esquerdo).

O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).

O coração precisa também de sangue oxigenado para seu adequado funcionamento. O suprimento arterial do coração é realizado por duas artérias, as artérias coronárias direita e esquerda.

O estímulo elétrico nasce no próprio coração, na região chamada de nodo sinusal ou nó sinusal, localizado na parte superior do coração – átrio direito. É ali que são produzidos de forma contínua e regular os impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, realizando a contração dos músculos cardíacos.

Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.

Pode ser classificado como sangue arterial que é o sangue rico em oxigênio e circula nas veias pulmonares e nas artérias sistêmicas e sangue venoso que é pobre em oxigênio e circula nas veias sistêmicas e nas artérias pulmonares.

diástole (quando o coração se enche com sangue) sístole (quando o coração bombeia o sangue)

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica.