O que é o ensino integral?

Perguntado por: aespinosa2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Ao oferecer a educação integral, o colégio assume a garantia do desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de seus alunos. Para isso, além das aulas tradicionais, o espaço conta com estrutura física mais ampla para garantir vivência diversificada aos alunos durante o dia.

O termo Educação em Tempo Integral ou Escola de Tempo Integral diz respeito àquelas escolas e secretarias de educação que ampliaram a jornada escolar de seus estudantes, trazendo ou não novas disciplinas para o currículo escolar.

Quais são os princípios da Educação Integral?

  • Centralidade do Estudante.
  • Aprendizagem permanente.
  • Perspectiva inclusiva.
  • Gestão democrática.

São dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno único, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Com a proposta de ensino integral, o tempo de permanência em sala de aula aumenta de cinco para sete horas, podendo ser das 7h às 14h ou das 14h15 às 21h15.

A maior desvantagem percebida é a falta de infraestrutura de muitas escolas, por isso, é necessário avaliar de perto se a instituição de ensino tem as condições necessárias para oferecer uma educação integral de boa qualidade.

Já a educação em tempo integral é a educação que prevê a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia na escola.

Nesse sistema fazem parte do currículo as seguintes disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física e Inglês, que são tradicionais do currículo básico, e ainda aulas de temas diversificados como Protagonismo Juvenil, Orientação nos Estudos, Práticas Experimentais de Ciências e ...

O Calendário Escolar, a ser elaborado pela equipe escolar, observará o mínimo de 200 dias letivos e o cumprimento da totalidade das cargas horárias de estudos e atividades pedagógicas definidas neste Programa.

O programa é ofertado em dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h. A previsão é de que o avanço do PEI comece ainda no segundo semestre de 2022.

A maior vantagem da educação em tempo integral é o aprendizado constante e diverso. Como os estudantes passam boa parte do seu dia na escola, é oferecida a eles uma diversidade grande de atividades e projetos (em diferentes linguagens e formatos, incluindo artes, esportes e até culinária).

Para a educação ser integral, ela vai muito além de permanecer mais horas na escola. Essa proposta de ensino tem como objetivo oferecer aulas, atividades, conteúdos e ambientes que favoreçam o pleno desenvolvimento do aluno — cultural, intelectual, físico e social.

O Programa Ensino Integral tem como principal objetivo promover a formação de indivíduos autônomos, solidários e competentes, com conhecimentos, procedimentos, valores e habilidades dirigidas ao pleno desenvolvimento da pessoa humana e seu preparo para o exercício da cidadania.

POR QUE A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Ele apoia aspectos essenciais para a aprendizagem de crianças e jovens acontecer, como sua saúde mental, bem-estar e pertencimento escolar. Além disso, as competências também atuam como fator protetivo contra os efeitos do bullying ou da violência, doméstica ou escolar.

Alguns colégios oferecem inclusive o banho como uma opção. Assim, a criança já chega em casa mais tranquila e relaxada para aproveitar o resto do dia com a família.

Quem nunca levou um baile dos filhos para convencê-los a tomar banho ou escovar os dentes? Na escola em período integral isso deixa de ser um problema, pois fica muito mais fácil quando as crianças lavam as mãos ou escovam os dentes junto com os amiguinhos.

As formações em Medicina, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Psicologia e Engenharias são alguns exemplos daquelas disponibilizadas em tempo integral. Assim, mesmo tendo uma ampla carga horária, os alunos conseguem se formar mais rápido do que se estudassem apenas em um turno, por exemplo.

O programa Jovem Aprendiz, como dito, abarca adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Mas só pode participar quem esteja cursando a escola regular, caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental, e matriculado em uma instituição de ensino técnico-profissional conveniada com a empresa.

adjetivo Que se apresenta na sua totalidade; total, inteiro, completo.