O que é o efeito platô?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O efeito platô é caracterizado pela estagnação do peso durante o processo de emagrecimento. O nosso corpo precisa de uma certa quantidade de energia (kcal) para se manter vivo (isso é individual, cada corpo tem sua necessidade individualizada).

O efeito platô pode durar de 8 a 12 semanas, mas também varia em um nível individual. Depois disso, é muito mais fácil recomeçar um cutting, por exemplo (fase de perda de peso).

Efeito platô é o nome que se dá quando ocorre a paralisação da perda de peso que o indivíduo apresenta num processo de restrição calórica. Onde, mesmo mantendo o plano alimentar e os níveis de atividade física, ocorre a redução da perda de peso ponderal, chegando a parar ou até a apresentar um reganho do peso perdido.

Depois de passarmos por uma dieta prolongada, o nosso corpo acaba se adaptando às novas condições alimentares e de condicionamento físico. É como se o nosso corpo entendesse que o melhor a se fazer é diminuir o ritmo do seu metabolismo e gastar menos calorias. Com isso, ele se estabiliza e paramos de perder peso.

Vou passar algumas dicas que podem te ajudar a perder peso novamente.

  1. 1 – Seja honesto. ...
  2. 3 – Atenção às proteínas. ...
  3. 4 – Cuidado com as oleaginosas. ...
  4. 5 – Pegue leve nos queijos. ...
  5. 6 – Tenha paciência. ...
  6. 7 – Faça treinos diferentes. ...
  7. 8 – Acompanhe suas medidas. ...
  8. 9 – Faça jejum.

Mudar a rotina de exercícios físicos pode vencer o efeito platô Verdade. Você entra no efeito platô quando o corpo está acostumado com a queima calórica diária, portanto, reformular suas séries de exercícios, aumentando a queima de calorias gerada, pode sim te fazer superar esse efeito.

O músculo entende que já se desenvolveu o suficiente para o esforço que você faz e não precisa crescer mais. Esse momento de estagnação se chama platô e, se o seu objetivo é continuar hipertrofiando, você precisa quebrá-lo. O platô chega quando seus músculos se acostumam com o tipo de exercício realizado.

PLATÔ: O QUE É? Com origem no francês, o próprio significado do termo já ajuda a entendê-lo. A palavra platô pode ser utilizada como sinônimo de planalto no ramo da geografia. Ou seja, significa resumidamente uma superfície plana e elevada; e esse cenário também pode ser verificado na curva epidemiológica.

Essa fase em que o peso fica estacionado é chamada “efeito platô”. Como explica a nutricionista Priscila Lima, isso ocorre porque o metabolismo se acostuma a nova rotina e passa a não responder mais aos novos hábitos alimentares e às atividades físicas com a mesma intensidade de antes.

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.

Geralmente a fase ativa da perda de peso ocorre nos primeiros 3 a 4 meses de uma mudança de hábitos, em que o objetivo deveria ser reduzir em torno de 10% do peso corporal. Depois, geralmente, há a estabilização do peso, também chamado de platô.

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

Mas, a razão pela qual é mais fácil perder essa gordura primeiro é porque, quando o corpo está com um déficit calórico, ele mobiliza o excesso de gordura para obter energia. A gordura subcutânea, embora menos perigosa para a saúde, é muito mais teimosa e mais difícil de perder.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

A dieta do ovo é baseada em consumir ovos em todas as refeições principais do dia, o que aumenta a quantidade de proteínas na dieta, um nutriente que ajuda a diminuir a fome antes das refeições, reduzindo a quantidade de ingestão de alimentos e promovendo o emagrecimento.

leptina

leptina. A leptina funciona de forma inversa à grelina: reduz o apetite. Como o hormônio é produzido pelas células de gordura, pessoas obesas costumam ter níveis mais altos. Porém, são menos sensíveis aos seus efeitos e, portanto, não se sentem tão saciadas após a refeição quanto as mais magras.

6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal

  • Farelo de aveia. É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. ...
  • Banana. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Azeite extra virgem. ...
  • Iogurte. ...
  • Abacate.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.