O que é o efeito Joule Cite exemplos?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O efeito joule é resultado da ação da corrente elétrica passando em um resistor. Parte da energia elétrica é transformada em energia térmica. Um exemplo de efeito joule é o chuveiro.

o efeito Joule é a transformação de energia elétrica em energia Térmica. Quando é indesejável: em lampadas incandescentes onde a maior parte da energia elétrica é transformada em calor e não em iluminação.

Alguns dos equipamentos que possuem resistores e portanto produzem o efeito joule são: chuveiro elétrico, secador de cabelo, aquecedor elétrico, ferro de passar roupas, pirógrafos, etc.

O Joule [J] refere-se à unidade de medida de trabalho, de energia ou de quantidade de calor equivalente ao trabalho produzido por uma força de 1 (um) newton cujo ponto de aplicação desloca-se 1 (um) metro na direção da força.

O efeito Joule ocorre em qualquer material, condutor ou isolante, que apresente resistência elétrica não-nula. Esse fenômeno é mais expressivo em materiais isolantes, cujas resistências elétricas são geralmente mais elevadas.

O Efeito Joule consiste na dissipação de energia elétrica sob forma de energia térmica em um condutor, no qual se estabelece uma corrente. Esse efeito tem aplicação prática, por exemplo em aquecedores elétricos. E = I V t, em que V é a tensão elétrica e I a corrente no aquecedor, quando ambas são mantidas constantes.

A quantidade de energia correspondente a um Joule, 1J, adotada pelo Sistema de Medidas Internacional (SI) equivale aproximadamente à energia consumida ao elevar uma massa de 100 gramas a uma altura de 1 metro.

Dentre os aparelhos, operam de acordo com o efeito Joule o secador de cabelo, ferro de passar, churrasqueira elétrica, chuveiro, forno elétrico, chapinha, torradeira e panela elétrica.

O diafragma fecha a conexão entre o resistor e a rede de energia elétrica fazendo com que a corrente elétrica atravesse o resistor e o aqueça por efeito joule. O calor liberado pelo resistor vai aquecendo a água que está ao seu redor, assim, a água que entra fria sai com uma temperatura bem mais agradável para o banho.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.

Quando uma corrente elétrica atravessa um condutor,ela realiza trabalho para transportar as cargas elétricasde um extremo ao outro do condutor. Esse trabalho produz calor. Chamamos esse efeito de Efeito Joule, em homenagem a James Prescott Joule.

A experiência mais famosa de Joule foi a que demonstrou a transformação de energia mecânica em calor. Até o início do século XIX, as ideias relacionadas com a transformação e a manifestação da energia eram divergentes. O experimento de Joule provou que a energia mecânica poderia ser convertida em calor.

Temos a seguinte relação entre 1 Joule e 1 eV: Frequentemente usamos energias da ordem de vários milhões de electrões-Volt, e por isso é conveniente introduzirmos o seguinte: Com estas unidades, dizemos 1 GeV (Giga electron Volt) em vez de 1,6x10-10J (0.00000000016 Joule).

Espaço dedicado a tudo o que se refira, direta ou indiretamente, à Física. Um soco humano é equivalente a uma tijolada! 154 J.

A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo.

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

Chuveiro: um resistor aquece por Efeito Joule a água que o envolve. São vários os aparelhos que possuem resistores e trabalham por Efeito Joule, como por exemplo, o secador de cabelo, o ferro elétrico e a torradeira. Outra aplicação que utiliza esta teoria é a proteção de circuitos elétricos por fusíveis.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!