O que é o drible do handebol?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.

O drible é um importante gesto ofensivo, porque permite ao jogador progredir com a bola no campo, na direção pretendida. Mas não se deve abusar dele. É particularmente utilizado na progressão para o cesto ou quando não há nenhuma possibilidade favorável de passe ou lançamento.

De acordo com Apolo (2004) o drible constitui-se como toques sucessivos na bola, de modo a ultrapassar o adversário, ou seja, todas as manobras individuais com bola, executadas por um jogador, com o intuito de sobrepor o adversário e ganhar espaço necessário para seguir a jogada, podendo continuar em posse de bola e ...

O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto. Empurre a bola à frente, longe do corpo, esticando seus braços em direção ao chão.

drible no handebol significa driblar, quicar a bola. Já a finta se refere a começar a passada ou dar a impressão de que vai para um lado e mudar a trajetória para outro.

Na quadra, os dribles tiveram duas classificações: simples e escolha. Como descreve a pesquisadora, o drible simples envolve um estímulo emitido pelo atacante e uma resposta do defensor. “Podemos dar como exemplo o 'chapéu', em que o driblador tenta ultrapassar seu marcador alçando a bola sobre ele.

Não é permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma sequência de três passos, drible, três passos, podendo em seguida arremessar ou passar a bola. Também é permitido caminhar picando a bola.

Na forma de execução, os arremessos podem ser classificados como: com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

Regras do handebol
A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola, e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.

Denominamos drible como o recurso em que o jogador utiliza para, quando de posse de bola, ultrapassar o adversário sem perder o controle da mesma.

Os Fundamentos técnicos do Handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Handebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.

No drible: Coordenação motora, agilidade, flexibilidade. Na corrida: Velocidade, resistência.

Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa. Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo. Muitos desses foram inventados por brasileiros, como o elástico, que ficou conhecido por meio dos pés de Rivellino.

Tipos de finta
passe; deslocamento para a direita; deslocamento para a esquerda.

Duplo Ritmo Trifásico - (conhecido entre os atletas como "dupla passada") é considerado pela literatura específica do método parcial como um fundamento onde o jogador dá "sete" passos com a posse da bola, sendo obrigatoriamente realizados à frente, da seguinte forma: os três primeiros passos são dados com a posse da ...

Posições do handebol

  • Goleiro.
  • Pontas.
  • Meias ou armadores laterais.
  • Armador Central.
  • Pivô

Drible - tentativa de enganar, de ludibriar. Finta - A finta é um movimento que o jogador realiza para enganar ou desequilibrar o adversário, através de mudança de direção ou giro, com a bola ou sem ela.

O drible não pode ser interrompido e reiniciado, a bola deve ser repassada para um companheiro antes que seja perdida ou caracterize a falta. Não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo e o pé não pode ser elevado enquanto a bola estiver sob o domínio de uma mão.