O que é o dom do temor de Deus?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e santo. Não é medo de ofendê-Lo e ser castigado, mas sim receio de decepcioná-Lo com o nosso pecado. Então, por amor a Deus, esse dom nos leva a fugir do pecado, já que esse entristece a Deus e O decepciona.

O Temor a Deus vem acompanhado de algumas virtudes, entre elas a humildade e a temperança. Buscar vivê-las é crescer neste dom. A humildade leva-nos a reconhecer nossa fraqueza diante da grandeza de Deus, o que leva-nos a crescer no abandono à graça. Já a temperança, modera os impulsos desordenados, as paixões da alma.

O dom do entendimento dá-nos a percepção espiritual necessária para entender as verdades da fé em consonância com as nossas necessidades. Sabedoria não é consequência do entendimento ou vice-versa; mas o perfeito complemento da sabedoria.

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele.

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

A graça, o dom que o Espírito nos concede é de podermos repartir e partilhar o mesmo dom que recebemos d'Ele. Ninguém recebe o dom de Deus para retê-lo para si, para ficar fechado em si, para o seu culto pessoal, somente para o seu crescimento enquanto pessoa, filho de Deus e agraciado.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Quando não tememos a Deus, estamos expostos a pecarmos contra Deus com palavra e ação. Isso entristece o coração de Deus e nos traz consequências ruins. Quem teme e se arrepende dos seus erros, encontra perdão e alívio. Já quem não teme a Deus acaba caindo no abismo do pecado.

A pessoa que não teme a Deus não se preocupa em fazer o bem. Mas Deus castiga o pecado. Quem teme a Deus evita o castigo. Mas Deus também perdoa quem se arrepende e se volta para ele.

É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz.

Santo Afonso de Ligório disse que: “A verdadeira sabedoria é a sabedoria dos santos: saber amar a Jesus Cristo”. São João da Cruz disse que: “Adquire-se a sabedoria pelo amor, do silêncio e da mortificação; grande sabedoria é saber calar e não se inserir em ditos ou fatos e na vida alheia”.

Dom da sabedoria: “Tal dom não pode ser resumido na sabedoria humana em organizar sua vida, mas sim na capacidade de se relacionar intimamente com Deus, ao ponto de sentir e ver o mundo com a ótica de Deus.

O Dom de Sabedoria é um dom carismático do Espírito Santo, dom gratuito de Deus, que dá a graça ao homem, inspira o homem a saber como deve ser o seu comportamento em cada situação, em cada vez que tem que resolver um fato ou um problema.

Medo, receio; sentimento respeitoso. 2. [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo.

Estes são os homens escolhidos pelo Senhor sendo citados na Bíblia, o Senhor aprouve em selecionar Noé, Daniel e Jó como os homens mais fieis dos escritos Bíblicos.

Um grande exemplo de temor a Deus foi à atitude de José, filho de Jacó, um jovem que após ser vendido pelos irmãos (Gn 37; 39) foi trabalhar na casa do egípcio Potifar onde era constantemente assediado pela esposa de seu senhor.

A palavra temor pode ter dois significados: (1) temer a Deus é ter reverência e admiração por Ele e guardar os Seus mandamentos; (2) temer o homem, os perigos mortais, a dor e o mal é sentir medo dessas coisas e ter pavor delas.

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

Provérbios 9:10 NVI
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.