O que é o dom de discernimento do Espírito?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito. (…) Inclui percepção do verdadeiro caráter das pessoas e da origem e significado das manifestações espirituais” (Guia para Estudo das Escrituras, “Discernimento, Dom de”, scriptures.LDS.org).

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Discernimento (lat., discernere discernir, "separar", "dividir", "decidir"; lat., -mentum -mento, "meio", "instrumento") é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas.

O discernimento espiritual (ou a Sabedoria divina) nos ajuda a diferenciar o valioso do efêmero; sendo um dom que ultrapassa os ideais humanos, pois capta a Lei do Senhor, gerando um compromisso de vida mais autêntico.

A interpretação da oração em línguas é um dom. Podemos perceber que não se trata de tradução, mas de interpretação. Ninguém é capaz de traduzir o falar em línguas, mas é possível interpretá-lo. A interpretação é um dom e uma arte que podemos encontrar nas comunidades carismáticas que Deus tem suscitado.

Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

Significado de Discernimento
Capacidade para perceber a diferença entre o certo e o errado; juízo: tinha discernimento para verificar um ato criminoso. Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia. Ação ou capacidade de discernir, de distinguir com clareza.

Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).

Bom senso: 1 cordura, circunspecção, bom senso, discrição, critério, razoabilidade, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, sensatez, senso, siso, tento, tino.

Aquele que não sabe a hora de ficar calado, chega sempre na hora errada, faz e fala o que não deve; ri nas piores horas.

Tente cantar no Espírito, deixando que o Senhor lhe dê a melodia e as palavras. Peça ao Senhor para dar-lhe a interpretação do que você está orando em línguas. Você pode também alternar a oração em línguas e a oração em seu próprio idioma, deixando que o Espírito guie as suas palavras em ambos os casos.

A Bíblia ensina que falar em línguas é um dom dado por Deus principalmente para edificação pessoal. Nem todo o crente fala em línguas mas é um dom bom que devemos desejar. O falar em línguas deve ser controlado para não causar desordem no culto.

Labaxúria não tem tradução, é uma palavra dita em reuniões pentecostais, pelas pessoas que sentem o "poder de Deus" durante um culto religioso. Além de Labaxúria, as pessoas podem, ou não, falar outras palavras, consideradas como "língua dos anjos". Normalmente dita em reuniões evangélicas.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Ao exercer fé em Jesus Cristo, arrepender-se e guardar seus convênios, você pode receber dons espirituais. Além disso, encontre situações para usar seus dons espirituais. Lembre-se de que esses dons não apenas beneficiam você, mas também podem beneficiar outras pessoas (ver Doutrina e Convênios 46:26).

Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, a Vossa divina presença, trema como os próprios anjos diante da Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar-Vos!

4 dicas para ter mais discernimento em sua vida

  • Avaliar fontes e intenções.
  • Ler e ouvir diferentes visões de um mesmo tema.
  • Confiar em sua intuição.
  • Observar antes de reagir.