O que é o dom da prudência?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Ela ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.

Quem é prudente expressa prudência com precaução e sensatez; e é cauteloso. É alguém que se livra do perigo; que demonstra cautela; é ajuizado. Quem tem o hábito de se precaver; que se prepara de maneira antecipada é precavido. O sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades.

Prudência não é medo, é discernimento. Ela não só nos manda ficar, mas também nos manda ir. “E se alguém ama a justiça, seus trabalhos são virtudes; ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a força: não há ninguém que seja mais útil aos homens na vida.

Em suma, agir com prudência compreende tanto ações relacionadas a falas quanto a movimentos, a fim de não causar danos a outras pessoas e também a você mesmo. Ou seja, é uma sensatez que faz com que a pessoa busque evitar situações que gerem perigo, inconveniências, etc.

A prudência é a virtude da parte racional da alma voltada para fins práticos, à parte que possuí o princípio da ação, que regula o lado irracional da alma. O desejo, no prudente, busca o que, pela razão, é corretamente formulado como verdadeiro.

É a prudência que freia os impulsos da alma e do coração, porque estamos cheios de boa vontade, mas só ter boa vontade não basta, é preciso ter discernimento. Quanto mais nos aplicarmos em discernirmos as coisas, mais prudência teremos naquilo que realizamos.

A Prudência é considerada a virtude par excellence porque somente através de seu exercício é que o seres humanos podem refletir e escolher. Eis que a virtude da Prudência é a de um Saber da práxis, da ação com a qual os homens se acostumam e incorporam, se habitual e constituem sua moral.

A sabedoria dá boas mentes aos homens! A prudência é a sabedoria aplicada.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

Significado de Prudente
Que se esquiva do perigo demonstrando cautela; ajuizado: ela não foi prudente e perdeu todo o dinheiro no jogo. Que tem o hábito de se precaver, se preparar de maneira antecipada; precavido: o sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades. Etimologia (origem da palavra prudente).

Ser prudente é calcular bem. É pensar e repensar sobre as coisas importantes da nossa vida. Vale a pena parar para pensar quando algo não está indo bem. Não podemos sair por aí acusado as pessoas porque alguma coisa não está dando certo.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

Provérbios 22. Um bom nome é melhor do que riquezas — Instrui a criança no caminho em que deve andar. 1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro. 2 O arico e o pobre se encontram; a todos os fez o Senhor.

O Catecismo da Igreja Católica define a justiça como a virtude que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que Lhe é devido. São duas referências: ser justo para com Deus e para com o próximo.

Temperança é um substantivo feminino que nomeia a qualidade ou virtude de quem atua comedidamente, com prudência, sem a prática de exageros. Ter temperança é ter controle sobre as paixões, é ter sobriedade em suas atitudes e decisões, é evitar os excessos em seus apetites, seus desejos e vontades.

PARA ADQUIRIR FORTALEZA
Só pode ter a virtude cristã da fortaleza — ser corajoso para lançar-se, e ser firme para aguentar — aquele que possui um motivo poderoso, um ideal pelo qual valha a pena viver e morrer.

-Gerencie riscos com responsabilidade; -Obtenha as informações necessárias; -Livre-se da vaidade da posse da informação; -Seja cauteloso e não vagaroso.

O que é Sensatas:
ADJ. Característica da pessoa que tem juízo, que é prudente e que sempre usa o bom senso.

A prudência encontra-se na capacidade humana de deliberar sobre as ações e escolher, baseado na razão, a prática mais adequada à finalidade ética, ao que é bom para si e para os outros. Só a ação prudente está de acordo com bem comum e pode conduzir o ser humano a seu objetivo final e essência, a felicidade.

Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.