O que é o documento AFE?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O Certificado de Autorização de Funcionamento (Certificado de AFE) é um documento emitido pela Anvisa que comprova que a empresa está autorizada a exercer as atividades descritas no certificado.

Para obter os dados, após acessar o portal da Agência o interessado deverá clicar em “Consulte a situação de documentos” e, em seguida, em “Acessar”. Com a nova página aberta, basta selecionar a opção “Técnico”, preencher a identificação da empresa ou do processo em questão e selecionar o item “Consultar”.

Quem NÃO precisa de Autorização de Funcionamento? VI - Empresas que realizam exclusivamente a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos para saúde estão dispensadas de ter AFE. Nesse caso, elas precisam da licença sanitária, emitida pelo órgão de vigilância sanitária local.

Existem dois tipos de certificados AFE, dependendo da atuação da empresa. O primeiro tipo é para as empresas que atuam no âmbito nacional, enquanto o segundo tipo é para aquelas voltadas à exportação.

um ano

3º A Autorização de Funcionamento (AFE) e a Autorização Especial (AE) de que trata esta Resolução serão concedidas através de processos distintos, por estabelecimento, e possuem validade de um ano a contar da data da publicação das respectivas concessões iniciais no Diário Oficial da União (DOU).

Empresas que realizam exclusivamente a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos para saúdeestão dispensadas de ter AFE. Nesse caso, elas precisam da licença sanitária, emitida pelo órgão de vigilância sanitária local.

O que diferencia estes dois documentos é a especialidade da AE. As práticas citadas acima com substâncias sujeitas a controle especial ou com os medicamentos que as contenham, conforme Portaria SVS/MS 344/98 e Portaria SVS/MS 06/99, estarão sujeitas à AE, enquanto as demais substâncias deverão obter a AFE.

Para facilitar esse processo, informamos aqui que a solicitação de AFE Anvisa para FARMÁCIAS e DROGARIAS segue os seguintes códigos: código de assunto: 733.

PASSOS PARA O REGISTRO NO MAPA:

  1. Definir e estudar o produto a ser fabricado.
  2. Obter o alvará de funcionamento junto a prefeitura e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
  3. A prefeitura passa para o Órgão da agricultura informações da empresa.
  4. Verificação pelo Órgão da agricultura e liberação.

A ANVISA não irá mais exigir a renovação de Autorização de Funcionamento (AFE) e a Autorização Especial (AE). É o que determina a Lei 13.043/14, publicada no dia 14 de novembro.

Para sua obtenção, o interessado deverá selecionar o assunto “Certificado de Registro ou Cadastro”, no menu do sistema de peticionamento eletrônico da Anvisa e seguir os passos do sistema até o pagamento da taxa específica.

Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

Nesse sentido, as empresas privadas que fornecem produtos ou serviços passíveis de regulação, fiscalização ou inspeção sanitária pela Anvisa e/ou pelas Visas Estaduais e Municipais devem cadastrar-se na Anvisa como Empresas Privadas.

O primeiro passo para obter a AFE é conquistar a autorização de funcionamento do órgão sanitário local competente. Em seguida, o processo pode ser iniciado na Anvisa. Para garantir o êxito na solicitação, a sua empresa pode contar com o apoio da Criali.

Para conseguir imprimir o “comprovante” da situação (regular ou irregular) da AFE da empresa, siga os passos: Primeiro, acesse o endereço do sistema: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Autorizacao_farmacia/Consulta_Empresa_Drogaria.asp. Digite o CNPJ da empresa no campo “Número do CNPJ” Clique em “Consultar”

Saúde e Vigilância Sanitária

  1. Registrar a Licença de Importação no Siscomex. Para saber mais, acesse a cartilha do Siscomex. ...
  2. Criar dossiê Crie um dossiê no sistema Visão Integrada. ...
  3. Concluir o peticionamento. ...
  4. Pagar a taxa. ...
  5. Acompanhar o processo.

É possível solicitar a reconsideração do indeferimento da licença AFE, através de um peticionamento específico no sistema da ANVISA, de forma que o processo da AFE que tenha sido indeferido seja analisado novamente, para uma confirmação se realmente houve falha de procedimento que realmente justifique o indeferimento.

Conheça a documentação necessária para abrir uma drogaria

  • Por que saber sobre a documentação necessária para abrir uma drogaria? ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Alvará sanitário. ...
  • Conselho regional de farmácia (CRF) ...
  • Inscrição Estadual. ...
  • Certificado AFE. ...
  • SNGPC.

Para obter o registro e estar regularizado perante este órgão regulador, a empresa deverá investir cerca de R$ 8 mil a R$ 12 mil, dependendo da variedade e tipo do produto fabricado.

São isentos de registro os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que não fazem parte do art. 34 da RDC nº 752, de 2022. Para esses produtos, basta que as empresas comuniquem previamente à Anvisa sobre a comercialização. 2.

No Brasil, o registro sanitário de alimentos é obrigatório para as seguintes categorias: aqueles destinados a grupos vulneráveis, incluindo os infantis e fórmulas enterais; os que usam alegações de propriedade funcional ou de saúde; os alimentos novos; produtos objeto de novas tecnologias, incluindo a água do mar ...