O que é o direito à liberdade?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Em sentido amplo, a liberdade seria a capacidade de fazer e não fazer tudo o que seja licitamente permitido. Em outras palavras, constitui o direito de toda pessoa de organizar, de acordo com a lei, sua vida individual e social conforme suas próprias opções e convicções.

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. 1. Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito. Alguns exemplos de liberdades são: Liberdade de pensamento.

Liberdade significa o direito de agir segundo seu livre arbítrio, segundo a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão.

Existem três tipos de liberdade. A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Ninguém pode promover justiça, por si mesmo, nem violar as leis. As relações jurídicas entre pessoas e instituições, quase sempre, são regidas por contratos que rezam direitos e deveres, etc. Assim, a tão falada liberdade plena de fazer e de agir, como a que já existiu no passado primitivo é, hoje em dia, relativa.

A questão da liberdade se impõe constantemente ao homem. É um tema de amplitude inesgotável. Quem o aborda sempre tem um ponto de partida e uma finalidade. É uma palavra chave no contexto contemporâneo e no Direito.

Para Carvalho (2013), “a liberdade consiste na escolha de uma possibilidade da forma de pensar e agir. Assim, apesar do embate sobre amplitudes axiológicas desse termo a CF/88 consagrou esse direito no rol dos direitos e garantias em suas diversas modalidades”.

Os Direitos Fundamentais, ou Liberdades Públicas ou Direitos Humanos é definido como conjunto de direitos e garantias do ser humano institucionalização, cuja finalidade principal é o respeito a sua dignidade, com proteção ao poder estatal e a garantia das condições mínimas de vida e desenvolvimento do ser humano, ou ...

Todo indivíduo é livre para manifestar o seu pensamento, da mesma forma que todos têm o direito de votar e ser votado, bem como possuem acesso à educação e à saúde. Ser livre significa agir conforme o seu livre arbítrio, considerando seus deveres e o direito do outro. Ser respeitado na sua crença e na sua forma de ser.

Requisitos para a concessão da liberdade provisória

  • Garantia à ordem pública, da ordem econômica;
  • Conveniência da instrução criminal;
  • Assegurar a lei penal;
  • Quando a liberdade do acusado gerar perigo à sociedade;
  • Quando não estiverem presentes os requisitos de autoria e materialidade do crime.

Liberdades civis, também conhecidas como liberdades individuais, são os direitos civis e as liberdades que protegem o indivíduo do poder discricionário do Estado, estabelecendo os limites da interferência estatal na vida privada dos cidadãos e evitando o abuso de poder.

2 privilégio, garantia, direito, distinção, isenção, vantagem, imunidade, prerrogativa, regalia, salvaguarda, apanágio, benefício, faculdade, franquia, honraria. No plural - direitos de certos cargos e funções: 3 atribuição.

Sim, pois o processo criativo necessita que a mente se sinta livre para se inspirar e fazer o que deseja. Assim, quando não se há liberdade o processo criativo fica limitado e muitas vezes bloqueado, fazendo com que a arte não atinja todo seu potencial.

A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, liberdade e o governo constitucional, surgiram na Grécia Antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da ideia democrática, que, conservadas pelos filósofos da Idade Média, frutificaram na modernidade.

Uma das formas mais simples de exercer a sua liberdade sem causar prejuízos a outras pessoas é colocando-se no lugar delas. Ainda citando o exemplo do som alto, antes de elevar o volume, pergunte-se se você gostaria que o seu vizinho fizesse o mesmo e atrapalhasse o seu descanso.

Isso quer dizer que para ele, a liberdade pertence à essência humana: somos essencialmente condenados a sermos livre e portanto, responsáveis por nossas escolhas, pois estamos continuamente escolhendo entre muitas possíveis ações.

A liberdade é um bem-estar e ao mesmo tempo um anseio. Ela preenche a falta que qualquer coisa faz por não ser mais possível. Quando se envelhece, substituem-se os sonhos, olha-se a vida em perspectiva. Mas sendo-se livre, tudo parece ter valido à pena.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Onde não há lei, não há liberdade”, disse Locke. Para ele, a sociedade não retira a liberdade dos indivíduos, mas a normatiza. Ele entendia que a liberdade deveria ser garantida por leis promulgadas pelo legislativo, em consenso com a comunidade.