O que é o diploma no currículo?

Perguntado por: aribeiro8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Outro detalhe importante, e que é tema deste artigo, é como colocar o diploma técnico no currículo. Nesse sentido, você deve ir na parte de “Formação Acadêmica” ou “Histórico Escolar”, como queira, e escrever o nome do diploma, o nome da escola e o ano de conclusão.

Após o término do curso, o formado recebe um diploma de graduação, um documento de validação que comprova que ele concluiu a faculdade. Um diploma de graduação, então, é uma maneira de comprovar que você está habilitado para exercer a função para a qual estudou no curso superior.

Por que um diploma de curso superior faz diferença no currículo? O diploma de curso superior tem um grande peso, principalmente para empresas, que estão cada vez mais exigentes em relação a isso e pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

Certidões de conclusão de curso têm o mesmo efeito de diplomas e podem ser aceitas para comprovação de requisitos acadêmicos.

Profissões para quem não terminou o ensino médio

  • Profissional de serviços gerais. ...
  • Profissional da mecânica. ...
  • Profissional de padaria. ...
  • Auxiliar de construção. ...
  • Profissional de costura. ...
  • Profissional de açougue. ...
  • Motorista de caminhão.

Como colocar escolaridade no currículo
Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial.

Tipo de diploma

  • Bacharelado: confere grau de bacharel. Para o exercício de algumas profissões, como de Advogado, Médico e Engenheiro, o grau de bacharel é obrigatório. ...
  • Licenciatura: quem se forma em licenciatura recebe o grau de licenciado. ...
  • Tecnólogo: os cursos superiores de tecnologia conferem o grau de tecnólogo.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), diploma é um documento que "atesta a conclusão de um curso superior e assegura os direitos destinados à carreira profissional desse nível" em território nacional. O documento também confere títulos como bacharel, licenciado, pós-graduado, mestre e doutor aos solicitantes.

Em geral, como os dois tipos de pós-graduação tem diploma ou certificado, não há diferença na validade e reconhecimento entre os dois documentos.

Especialistas em recursos humanos entrevistados pelo Portal Administradores são unânimes em dizer que a experiência profissional anterior conta mais na hora da escolha dos candidatos.

Pois bem, o item mais relevante do seu currículo é uma boa indicação de um membro com o qual você já trabalhou no passado, especialmente como estagiário ou até mesmo com assessor antes. Uma boa indicação do seu antigo chefe vale muito mais que pós-graduação, mestrado, doutorado etc.

O curso de nível superior é aquele em que você domina uma área do conhecimento e pode, desse modo, dar início ao exercício profissional. Ele pode ser dividido em tecnólogo, bacharelado e licenciatura, com graduações nos mais diferentes campos de conhecimento.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

O diploma torna o profissional habilitado para exercer sua profissão e é um documento que tem validade em todo o território brasileiro. Já o certificado é um documento que atesta a conclusão do curso, é emitido pela própria instituição de ensino e não tem necessidade de ser registrado pelo MEC.

Qual a diferença entre histórico escolar e certificado de conclusão? No histórico escolar constam apenas as suas notas durante o período, não sendo possível comprovar sua conclusão. Já o certificado, tem a informação oficial de que o aluno concluiu o ensino de acordo com as leis.