O que é o deus Tupã?

Perguntado por: agentil5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.

Significado de Tupã
[História] Deus; nome que os jesuítas, no processo de catequização dos índios, davam a Deus, ao criador do universo. [Gramática] Palavra grafada com letra maiúscula.

Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas. Depois, Tupã desceu lá de cima, em grande redemoinho. Logo que Tupã tocou as águas, o sol surgiu no arco do céu. Quando o sol chegou ao ponto mais alto, seu calor rachou a pele de Tupã.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. O nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

Mitologia brasileira
Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos; Jaci: deus a da lua e da noite; Guaraci: deus do Sol; Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

Tupã criou Jaci para que esta pudesse ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encantos para a vida dos homens.

Eram os chamados paleoíndios ou paleoamericanos, que tinham uma conformação craniana mais parecida com a dos aborígines australianos e a dos africanos que com a dos índios de traços mongoloides que se conhecem.

Filha de Tupã, Jaci é irmã-esposa de Guaraci, o deus Sol. Filho de Tupã, o deus Sol auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Irmão-marido de Jaci, a deusa Lua, Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.

No princípio o deus Tupã morava no vazio, numa escuridão sem fim. Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas.

Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).

No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.

Vizinho dos municípios de Herculândia, Arco-Íris e Iacri,Tupã se situa a 66 km a Norte-Oeste de Marília.

Alonso de Carvalho Braga

O progresso do município continuou marcante, e no dia 13 de junho de 1945, Tupã via instalada sua sede em comarca. Em 1º de janeiro de 1948 tomou posse o primeiro prefeito municipal de Tupã, Sr. Alonso de Carvalho Braga, eleito pelo sistema de sufrágio universal.

Tupã, Jaci, Sumé e outros divindades consideradas as mais poderosas entre os deuses indígenas brasileiros.

Afirmar que os índios eram descendentes de Ofir, do patriarca e das gentes que viviam nas terras ofíricas, não implicava em postular que a origem dos índios fosse hebraica.

Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.