O que é o dente antagonista?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quando se perde um dente na parte de baixo da arcada, por exemplo, aquele que está acima (o antagonista) fica sem função. Este cenário pode resultar em um sorriso totalmente desalinhado. Deixar esse vazio na gengiva precisa ser bem pensado e tratado rapidamente para não gerar outras complicações.

Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.

Incisivos laterais - dentes adjacentes aos da frente, também cortam os alimentos na mordida. São dois na arcada superior e dois na inferior; Caninos - dentes mais pontiagudos, vêm logo após os incisivos.

Nesse tipo de problema, poderemos encontrar, realmente, os dentes superiores para frente ou a base óssea maxilar para frente, que é causada por um excesso de crescimento da maxila ou a base óssea mandibular para trás, que é causada pela falta de crescimento do “queixo”, conhecida como um retrognatismo mandibular.

Envolve grupos de dentes que se formaram no mesmo tempo (dentes homólogos).

Um dente necrosado é um dente sem vida, já que a lesão acontece na polpa do dente e pode acarretar em diversos problemas para o paciente que não buscar o tratamento adequado para isso. “A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro.

Localizados entre os caninos e o molares, os dentes pré-molares são oito, quatro na arcada superior e quatro na inferior e são utilizados para triturar os alimento.

Nos casos de luxação extrusiva, em que o paciente ignorou o tratamento imediato, adiando-o por dias ou semanas, o reposicionamento do dente pode ser dificultado por um coágulo de sangue. Sendo assim propõem-se outras opções de tratamento, como o reimplante intencional e a intrusão ortodôntica.

O diastema traduz-se na existência de espaço extra entre dentes. Este espaço pode ocorrer em diversas regiões da boca, mas frequentemente surge nos dois dentes frontais da arcada superior.

O que é um diastema? O diastema é um espaço extra entre os dentes, que pode ocorrer entre dois ou mais dentes. Essa característica é mais comum nos dentes superiores, mas ocorre também na arcada dentária inferior.

Dente do siso (dente serotino ou terceiro molar)

A mordida invertida, também conhecida como mordida cruzada, é um tipo de mal oclusão dos dentes bastante comum que acontece quando a arcada superior não se encaixa com a inferior. Devemos imaginar a arcada superior como uma tampa e arcada inferior como uma caixa, portanto a parte superior deve ser maior que a inferior.

Os dentes apinhados são aqueles sobrepostos. Eles aparentam estar “um em cima do outro” e em algumas circunstâncias podem estar agrupados. A orientação dos dentes também pode mudar de acordo com o crescimento ou outras variáveis individuais.

Incisivos laterais coniformes ou “Dentes Conóides” são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são geralmente herdados geneticamente. Os mais afetados são os incisivos laterais com maior ocorrência no sexo feminino, atingindo um total de 1% da população.

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. Porém, essa tarefa nem sempre é fácil. Alguns hábitos simples, como chupar chupeta ou respirar pela boca, já são suficientes para desalinhar o sorriso.

A posição normal de fechamento da boca se dá com o encaixe dos dentes da arcada superior por fora da dentição inferior. A condição de mordida cruzada se caracteriza justamente pelo contrário, fazendo com que ocorra um encaixe de tal modo que os dentes de cima acabam ficando por dentro.

O dente de Turner é uma hipoplasia de esmalte localizada, caracterizada por um defeito na qualidade e na espessura do esmalte. Os dentes mais acometidos são os pré-molares superiores e inferiores.

Os Análogos são componentes protéticos indicados na confecção laboratorial dos modelos de estudos e de trabalhos em gesso. Simula a plataforma do implante e a posição do implante em um modelo. Embalagem com 1 unidade. Compatibilidade: Singular, Neodent.

Trata-se de uma prótese total, que pode ser colocada tanto na maxila (parte superior da boca) como na mandíbula (parte inferior). Como o próprio nome sugere, ela fica “presa” aos implantes e é uma ótima solução para os pacientes que apresentam reabsorção óssea.