O que é o coração humano?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e relativamente pequeno: tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado e pesa entre 250g e 300g nos adultos. Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

Internamente, o coração é formado por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, sendo o átrio e o ventrículo direito comunicantes pela válvula atrioventricular direita (tricúspide) transportando sangue arterial (circulação sistêmica ou grande circulação) e o átrio e o ventrículo esquerdo interligados pela ...

Um dos principais órgãos humanos é o coração. Em nosso corpo, ele atua de diversas formas, fazendo com que o sangue circule por todas as partes do organismo, permitindo o funcionamento adequado do corpo como um todo. Nesse sentido, ele é uma parte fundamental do que chamamos de sistema cardiovascular.

Veia cava superior, veia cava inferior, veias pulmonares direita e esquerda, grande veia cardíaca, média veia cardíaca, pequena veia cardíaca, Veias cardíacas anteriores.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

O coração humano é formado pelo músculo cardíaco (miocárdio), revestido externamente por uma membrana denominada pericárdio e internamente pelo endocárdio. Ele está situado dentro da caixa torácica, o que lhe confere maior proteção, e seu tamanho é aproximadamente o mesmo do punho fechado do indivíduo.

O coração é um órgão vital no corpo humano, um dos mais importantes. Ele é responsável pelo bombeamento do sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo, e cuidar dele é fundamental para quem busca longevidade.

O coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e relativamente pequeno: tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado e pesa entre 250g e 300g nos adultos. Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.

Para bombear o sangue, o coração utiliza dois movimentos: a sístole e a diástole. Sístole: é o movimento de contração do coração. Nesse movimento, o sangue é enviado para o corpo. Diástole: a diástole é o movimento de relaxamento do coração.

Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor. Em cima fica a caixa torácica, esse osso é chamado de externo, que protege o coração", explica o professor de biologia Alexandre Henrique.

Vermelho é a cor do nosso sangue e é a que mais representa o coração humano.

3. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.

A musculatura do coração é nutrida através de um sistema de artérias, as artérias coronárias, que se originam da aorta.

músculo estriado cardíaco

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio.

seio coronário

A principal veia do coração é o seio coronário, que segue da esquerda para a direita, na face posterior do sulco coronário. Ele recebe algumas outras veias tributárias em seu trajeto. Uma dessas é a veia cardíaca magna, a maior das tributárias.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.