O que é o controle parlamentar?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Por meio do controle parlamentar, é possível fiscalizar a atividade administrativa, corrigindo-se eventuais desvios que levem à violação de direitos individuais ou do interesse público.

Controle Externo: Visa comprovar a legalidade, legitimidade, moralidade, economicidade e a regularidade da utilização, arrecadação, guarda, gerenciamento e administração dos dinheiros, bens e valores públicos, bem como a fiel execução dos orçamentos da União e programas de governo.

Exemplo: a fiscalização financeira e o controle finalístico das pessoas jurídicas da Administração Direta e Indireta, a análise de legalidade e conveniência ou oportunidade dos atos administrativos.

49 da Constituição Federal, que determina ser de competência exclusiva do Congresso Nacional a fiscalização e controle dos atos do poder executivo (administração direta e indireta) diretamente ou por meio do Senado ou da Câmara dos Deputados (inciso X).

Controle Legislativo, por sua vez, é também conhecido como Controle Parlamentar, isto é, aquele exercido pelo Congresso Nacional (ou suas Casas Legislativas), de forma típica, direta ou indiretamente, alcançando o Poder Executivo, os entes da Administração Indireta, e o Poder Judiciário, quando no exercício da função ...

Capítulo 4 - Ações de Controle. Um controlador automático compara o valor de saída real do processo ou planta com o valor de refeência, determina o desvio e produz um sinal de controle que reduz o desvio. O modo como o controlador automático produz o sinal de controle é chamado ação de controle.

102 da CF atribui ao Supremo Tribunal Federal precipuamente a guarda da Constituição, cabendo-lhe, dentre outras competências, processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo ...

São eles: habeas corpus; habeas data; mandado de segurança; ação popular; mandado de injunção e ação civil pública.

Estrutura do Órgão Superior de Controle Interno:

  • Senado Federal.
  • Câmara dos Deputados.
  • Tribunal de Contas da União.
  • Justiça do Trabalho.
  • Universidade Federal de Minas Gerais.

Conforme a origem

  • Controle interno. O controle interno ocorre no âmbito da própria administração ou órgão do mesmo poder. ...
  • Controle Externo. ...
  • Controle Popular. ...
  • Controle Prévio. ...
  • Controle concomitante. ...
  • Controle posterior. ...
  • Controle de legalidade e legitimidade. ...
  • Controle de mérito.

O controle interno (ou autocontrole) é o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus próprios atos e agentes. Em contraposição, o controle externo (ou heterecontrole) é o controle que um dos poderes (o Legislativo) exerce sobre o outro.

Tipos de Controle

  • Controle interno.
  • Controle externo.
  • Controle organizacional.
  • Controle interorganizacional.

Trata-se, na verdade, de instrumento de controle de um poder sobre o outro, corolário do Estado de Direito informado pelo princípio da tripartição de funções e pela interdependência recíproca entre os poderes.” (Regime jurídico da competência regulamentar, p.

Controle político é aquele exercido pelo Poder Legislativo e destinado à orientação das ações administrativas, à verificação do bom funcionamento dos órgãos e entidades ao exame da motivação dos atos das autoridades e à apreciação política governamental e do atingimento dos fins a que a atividade administrativa se ...

É função do parlamentar apresentar projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, e proposta de emenda à Constituição Estadual e avaliar aqueles encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos.

O parlamentar é um membro de um parlamento, o qual exerce o poder legislativo. Em um sistema bicameral, os parlamentares são geralmente divididos em deputados e senadores (com nomes diferentes, dependendo da história do país).

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

No Brasil, o Poder Executivo e o Poder Legislativo são definidos a partir de votação direta, enquanto o Poder Judiciário é direcionado por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado.

O controle interno na administração pública também permite ao gestor conhecer os reais esforços de seus servidores e colaboradores, contando que os colaboradores da gestão pública estejam alinhados a esse conceito de obediência às normas, leis e orientações favoráveis à transparência e às boas práticas.