O que é o controle inibitório?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Componente de processos executivos, controle inibitório refere-se à habilidade de inibir respostas competitivas. Freqüentemente se encontra prejudicado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pode ser avaliado por escore e tempo de reação em tarefas de geração semântica.

respostas impulsivas (ou automáticas) e criar outras. respostas usando a atenção e o raciocínio.

Freio inibitório

  1. Trabalhar com atividades do tipo:
  2. Solicitar que as crianças façam movimentos (dança, caminhada, saltos). Frente a um apito, têm que parar.
  3. Crianças em movimentos intensos: corrida, saltos, polichinelo, etc).

Pensar, reter, manipular, memorizar e resumir dados ao mesmo tempo em que leem, etc. (FONSECA, 2014).

As dificuldades em relação ao Controle Inibitório geralmente estão associadas à impulsividade. A inibição da resposta é essencial para o desempenho de atividades diárias, bem como o ajustamento comportamental, o que pode impactar na qualidade de vida de quem é TDAH.

Uma outra função de caráter integrativo temporal do córtex pré-frontal é o controle inibitório, que consiste na capacidade de inibir respostas inadequadas ou respostas a estímulos distratores, que possam interromper o curso efetivo de uma ação ou resposta adequada em curso.

É possível considerar três dimensões fundamentais que compõem as funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva14.

Jogos que requerem atenção e respostas rápidas ajudam as crianças a praticar atenção e inibição. Eles incluem Dança das Cadeiras, Morto-Vivo ou Ovo Choco para crianças pequenas. Alguns desses jogos também desafiam a memória de trabalho; um exemplo é o jogo Mamãe, posso ir?

As principais estruturas cerebrais que foram relacionadas ao autismo incluem o cerebelo, a amígdala, o hipocampo, o corpo caloso e o cíngulo.

As diferenças entre TDAH e autismo se relacionam ao campo de dificuldade, enquanto crianças com TDAH têm em geral maior dificuldade no controle inibitório, crianças com TEA apresentam maior dificuldade na flexibilidade cognitiva e planejamento.

O que é CAA? A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) faz parte do conjunto de práticas baseadas em evidências focadas nas intervenções para pessoas com TEA ou com dificuldades de comunicação, sejam elas complexas ou não. Essa estratégia é usada para tornar mais efetiva a comunicação.

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.

As funções executivas são habilidades que nos ajudam a controlar e regular nossos pensamentos, ações e emoções. Diversos estudos indicam que um bom desenvolvimento do funcionamento executivo na infância está associado a um melhor desempenho na vida acadêmica e maior aquisição de capital humano.

As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.

No processo de aprendizagem, perceba como as funções interagem reciprocamente: temos as funções cognitivas, que cuidam do processamento da informação, as funções conativas, que trazem a motivação para a ação, e as funções executivas, que viabilizam a execução da tarefa por meio de habilidades.

O TDAH afeta diretamente as Funções Executivas (FE), responsáveis pela regulação de comportamentos sociais e habilidades cognitivas, reduzindo o desempenho escolar e gerando problemas pessoais.

O que são habilidades cognitivas? Cognição é o processo de construção do conhecimento. Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Pessoas com TDAH tem com sua memória disfuncional para tarefas cotidianas, podem se lembrar de que devem devolver o livro muito antes de passar pela biblioteca – e logo em seguida esquecer – ou lembrar muito depois, quando não há mais tempo para devolvê-lo.