O que é o controle estratégico?

Perguntado por: ocaetano5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O controle estratégico deve reunir informações internas e externas à empresa, capacitando-a a controlar a consecução dos objetivos estratégicos, através de um conjunto de medidas não exclusivamente financeiras.

No contexto das organizações podemos identificar diversos tipos de controle: Controle interno. Controle externo. Controle organizacional.

Controle estratégico é um tipo especial de controle organziacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para garantir que está funcionando apropriadamente.

- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.

A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

Por que é importante fazer o acompanhamento do planejamento estratégico? Quando a empresa tem um bom acompanhamento do seu planejamento estratégico, garante que suas equipes estão fazendo um bom trabalho, empenhadas em manter o progresso e com registros adequados para que possam ser avaliados.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano. A Figura 2 representa o processo de planejamento estratégico.

Os 5 elementos são:

  • Ambiente de Controle.
  • Avaliação e Gerenciamento dos Riscos.
  • Atividade de Controle.
  • Informação e Comunicação.
  • Monitoramento.

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

São finalidades do controle estratégico, EXCETO: assegurar o reconhecimento de apenas atividades financeiras desenvolvidas.

Para Gomes e Salas (2001), o controle organizacional pode ser classificado em quatro tipos: Controle Familiar, Controle Burocrático, Controle por Resultados e Controle Ad-hoc, resumidos no quadro 1.

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

O Princípio de Controle é um dos quatro princípios da Administração Científica segundo Frederick Winslow Taylor. Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

Vejamos um exemplo simples em que o controle operacional é fundamental: Exemplo 1: Durante a produção de biscoito de uma fábrica de alimentos, o colaborador precisa executar algumas funções envolvendo: uso de materiais cortantes, elevadas temperaturas do forno, substâncias nocivas a pele.

O controle operacional é a gestão e execução de todas as tarefas dentro da empresa. Ele é o responsável por garantir que o trabalho de cada ação seguirá determinados parâmetros, a fim de melhorar o desempenho do todo.

Fase de Controle. A fase de CONTROLE é composta pelo grupo de processos que objetivam monitorar a execução do projeto, possibilitando a tomada de ações corretivas, sempre que necessário, para manter a execução do projeto ou fase sob controle.

Controller, ou controlador, é o profissional responsável por coletar, analisar e apresentar os dados financeiros, contábeis e orçamentários de uma empresa aos seus diretores e stakeholders, facilitando assim a tomada de decisão e o sucesso do negócio.

Segundo Gomes e Salas (1999), o controle organizacional refere-se ao desenho de instrumentos e ao exercício de ações que estejam direcionadas a influenciar no comportamento das pessoas que fazem parte da organização para que atuem de acordo com os objetivos da administração.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

Resumindo: o planejamento é um conjunto de intenções para “o que deveria ocorrer” e o controle é um conjunto de ações que visam redirecionar o plano, monitorando o que está acontecendo e fazendo eventuais mudanças (corretivas e/ou preventivas).