O que é o controle de estímulos?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A Análise do Comportamento com seu corpo teórico se propõe a investigar tais eventos considerados complexos entendendo que para tal é necessário se observar a relação entre uma classe de respostas em relação a uma classe de estímulos. Conhecemos essa área de conhecimento como “Controle de Estímulos”.

Estímulo: qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta. Estímulo apetitivo ou estímulo reforçador: qualquer evento que quando apresentado aumenta a freqüência de um comportamento e que quando retirado diminui a sua freqüência.

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

Cada estímulo é importante para o desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança, pois estes serão determinantes na aquisição de novas aprendizagens.

A importância do estímulo
Eles também atuam motivando à cognição social, à autorregulação e à solução de problemas. E, de maneira geral, isso gera benefícios para toda a vida. E são estes os incentivos que devem ser oferecidos de forma lúdica e criativa.

Exemplo – Ao tocar em algo muito quente ou frio tira-se a mão rapidamente. Exemplo – Aumenta-se o número de repetições, diminuindo o tempo da ação conforme exposto e gráfico. OU SEJA – Estímulo é uma ação do cérebro que gera a motivação e o condiciona em receber uma informação e transformar em ação ou movimento.

São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.

Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.

Resumo: O Controle Comportamental refere-se à alteração da probabilidade da emissão de um determinado comportamento em função das contingências ambientais estabelecidas entre o indivíduo e o seu ambiente (Sidman, 2003).

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

Como diferenciação, temos então que os estímulos que podem ser evitados são atribuídos ao mundo externo, enquanto que os estímulos que se apresentam de forma constante vão dizer de um mundo interno e de suas necessidades pulsionais.

Qual foi a teoria de Skinner? A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo.

O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.

O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 fig Qualquer coisa que estimula, que anima, que incita à atividade ou a um aumento de atividade, física ou mental, na produção ou criação de algo; impulso, mola. 3 fig Sentimento de dignidade; brio, honra.

Estímulo (S) é qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta comportamental (R). E resposta (R) é a unidade de comportamento que é apresentado (afetado) após o estímulo (S).