O que é o conteúdo programático?
São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).
O que é o conteúdo de um plano de aula?
O conteúdo é um item do plano de aula que está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula. Através da exposição e da exploração dos conteúdos, o professor conduz o aprendizado dos alunos de forma a atingir os objetivos que predefiniu em seu planejamento de aula.
Quais são os elementos que compõem o planejamento de ensino?
No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...
Quais são os conteúdos programáticos?
Conteúdo programático
São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).
O que é conhecimento programático?
Consiste na relação dos conhecimentos selecionados para serem trabalhados na disciplina.
O que vai na ementa?
A ementa é como um breve resumo ou sinopse em que se faz de determinado tema ou área em que se apresenta de forma clara, concisa e objetiva o que se vai estudar e os procedimentos a serem realizados em uma determinada disciplina/ atividade.
Qual é a função do ementa?
A ementa é a parte do preâmbulo que sintetiza o conteúdo da lei, a fim de permitir, de modo imediato, o conhecimento da matéria legislada, devendo guardar estreita correlação com a idéia central do texto, bem assim com o art. 1o do ato proposto.
O que colocar na ementa?
A ementa deve ser composta por um parágrafo que declare quais os tópicos que farão parte do conteúdo da disciplina. Deve ser limitado sua abrangência dentro da carga horária ministrada. Deve ser escrita de forma sucinta e objetiva. E deve estar de acordo com o projeto político pedagógico do curso.
O que é conteúdo de acordo com a BNCC?
Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades.
Como deve ser o plano de aula de acordo com a BNCC?
Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC
- Projetos.
- Sequências didáticas.
- Elabore o tema a partir da habilidade.
- Elenque os objetivos do Plano de Aula.
- Descreva as atividades detalhadamente.
- Levante os recursos necessários.
- Pense na forma de avaliação.
Quais são as habilidades de acordo com a BNCC?
Quais são as habilidades previstas na BNCC?
- conviver;
- brincar;
- participar;
- explorar;
- expressar;
- conhecer-se.
Quais são as 4 fases do planejamento?
Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.
Quem elabora o plano curricular?
É o professor quem planeja o programa e constrói a divisão do conteúdo programático, sempre respeitando o projeto pedagógico da instituição e o estabelecido pelas diretrizes curriculares do curso.
Qual a diferença entre planejamento e plano de aula?
Enquanto o plano de ensino abarca um longo período, a visão geral da matéria (macro), o plano de aula é o roteiro de cada aula, cada encontro (micro). É através do plano de aula que o professor vai poder sistematizar o conteúdo de cada compromisso, elencando objetivos, metodologia e bibliografia.
O que é conteúdo Programatico da faculdade?
VII – Conteúdo Programático: descrição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados e a previsão do quantitativo de horas para cada conteúdo (ex: Conteúdo a ser trabalhado: x horas), de modo a estabelecer o grau de aprofundamento levado a efeito na unidade curricular.
O que são os conteúdos na educação infantil?
O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
Quem seleciona os conteúdos que devemos ensinar na escola?
A didática é essencial para a prática pedagógica, a partir da teoria o professor organiza e seleciona os materiais que irão facilitar no processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor ser flexível nas distintas formas que cada aluno tem de aprender, observar as particularidades.
Quais são os 5 conhecimentos?
Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.
Quais são os 4 conhecimento?
Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.
Quais são os três conhecimentos básicos?
Três conhecimentos básicos substanciam esse processo: o movimento, o intelecto e o afeto. Compreender esses processos direciona o olhar para a criança num todo, visando contribuir para o entendimento desses três conhecimentos.
Quem faz a ementa?
O relator do acórdão é o autor da ementa.