O que é o conteúdo programático?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 16 de maio de 2023
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São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).

O conteúdo é um item do plano de aula que está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula. Através da exposição e da exploração dos conteúdos, o professor conduz o aprendizado dos alunos de forma a atingir os objetivos que predefiniu em seu planejamento de aula.

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

Conteúdo programático
São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).

Consiste na relação dos conhecimentos selecionados para serem trabalhados na disciplina.

A ementa é como um breve resumo ou sinopse em que se faz de determinado tema ou área em que se apresenta de forma clara, concisa e objetiva o que se vai estudar e os procedimentos a serem realizados em uma determinada disciplina/ atividade.

A ementa é a parte do preâmbulo que sintetiza o conteúdo da lei, a fim de permitir, de modo imediato, o conhecimento da matéria legislada, devendo guardar estreita correlação com a idéia central do texto, bem assim com o art. 1o do ato proposto.

A ementa deve ser composta por um parágrafo que declare quais os tópicos que farão parte do conteúdo da disciplina. Deve ser limitado sua abrangência dentro da carga horária ministrada. Deve ser escrita de forma sucinta e objetiva. E deve estar de acordo com o projeto político pedagógico do curso.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

É o professor quem planeja o programa e constrói a divisão do conteúdo programático, sempre respeitando o projeto pedagógico da instituição e o estabelecido pelas diretrizes curriculares do curso.

Enquanto o plano de ensino abarca um longo período, a visão geral da matéria (macro), o plano de aula é o roteiro de cada aula, cada encontro (micro). É através do plano de aula que o professor vai poder sistematizar o conteúdo de cada compromisso, elencando objetivos, metodologia e bibliografia.

VII – Conteúdo Programático: descrição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados e a previsão do quantitativo de horas para cada conteúdo (ex: Conteúdo a ser trabalhado: x horas), de modo a estabelecer o grau de aprofundamento levado a efeito na unidade curricular.

O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

A didática é essencial para a prática pedagógica, a partir da teoria o professor organiza e seleciona os materiais que irão facilitar no processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor ser flexível nas distintas formas que cada aluno tem de aprender, observar as particularidades.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Três conhecimentos básicos substanciam esse processo: o movimento, o intelecto e o afeto. Compreender esses processos direciona o olhar para a criança num todo, visando contribuir para o entendimento desses três conhecimentos.

O relator do acórdão é o autor da ementa.