O que é o conhecimento intelectual?

Perguntado por: ameireles8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Conhecimento intelectual é o raciocínio elaborado, que vai além da mera comunicação entre o corpo e o ambiente. Quando um inseto reage ao meio em que vive, ele não está seguindo um pensamento ou uma lógica, apenas respondendo a um estímulo.

O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.

Formas de aumentar o Desenvolvimento Intelectual

  • Experiência direta e contemplação. Estabelecer relações com eventos passados, com reflexões sobre descobertas diretas, que chegaram ao nosso sistema através de nossas sensações. ...
  • Experiência revelada. ...
  • Estudo de teorias. ...
  • Vontade de crescer.

Entende-se por Conhecimento Sensível, os conhecimentos estratégicos que possuem um potencial de aproveitamento de oportunidades ou desenvolvimento em diversos ramos, econômico, político, científico e social. Envolve também o ramo tecnológico, pesquisas com patrimônio genético.

A universidade pública é um mundo: além de instituição de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa. Além disso, por meio da extensão, esse saber chega à sociedade na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas.

Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

Ou seja, o intelectual é aquele indivíduo que adquiriu formação profissional (geralmente associada à formação de nível superior) e realiza um trabalho não manual, mas também é dotado de um elevado senso crítico adquirido mediante o contato com o conhecimento, participação em reuniões, debates e discussão política que o ...

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico.

O chamado “Mundo Inteligível” é baseado no ideal que o indivíduo consegue fazer de algo, ou seja, a ideia que as pessoas possuem das coisas na realidade. Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias.

O intelecto reconhece como próprio do seu conhecimento a realidade imaterial, porém parte das realidades materiais, isto é, para além das coisas corpóreas o intelecto procura se conhecer primeiro, por isso se diz que o intelecto é imaterial. A ciência tem seu ponto de partida na atividade intelectiva.

Significado de Inteligível
[Filosofia] Que só pode ser compreendido através da utilização da inteligência, em detrimento dos sentidos; que só existe na ideia: Platão opõe o mundo inteligível ao mundo sensível.

Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

A Vida Intelectual é um guia para quem busca a vida de estudos, cobrindo diversos assuntos, como a importância de ler bons livros, a seleção dos livros, bons hábitos que se podem ter para estudar melhor e o cultivo de uma vida espiritual para melhorar nos estudos.

Eles incluem: responsabilidade intelectual, perseverança, mente aberta, empatia, integridade, coragem intelectual, confiança na razão, amor à verdade, humildade intelectual, imaginação, curiosidade, imparcialidade e autonomia.

O conhecimento empírico acontece de constatações pessoais, a partir de observações e experiências pessoais. De forma geral, é um resultado da prática cotidiana. Então, é um conhecimento que considera experiências particulares como uma verdade coletiva.