O que é o conhecimento específico?

Perguntado por: eduarte7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os conhecimentos específicos, como indicado pelo próprio nome, são aquelas matérias relacionadas a área de formação do candidato. Ou seja, são as matérias que ele viu durante toda a formação, ou que serão cobradas com maior critério na execução das atividades pertinentes ao cargo.

O que é prova objetiva? Prova objetiva normalmente é aquela prova de múltipla escolha, onde as questões incluem alternativas indicando as possibilidades de resposta, dentre as quais, uma única opção responde ao problema apresentado.

Os conhecimentos específicos, como indicado pelo próprio nome, são aquelas matérias relacionadas a área de formação do candidato. Ou seja, são as matérias que ele viu durante toda a formação, ou que serão cobradas com maior critério na execução das atividades pertinentes ao cargo.

Saiba mais sobre os tipos de concursos públicos e escolha o melhor para você!

  1. Verifique todas as matérias que vão cair na prova.
  2. Prepare pequenas metas diárias.
  3. Evite distrações.
  4. Diversifique seus estudos.
  5. Crie o hábito de revisar.
  6. Mantenha perto tudo que for usar.
  7. Use ferramentas online com sabedoria.

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

A Lei 9.394/96 (LDB ou Lei Darcy Ribeiro) é o conjunto de diretrizes que regulamenta o ensino brasileiro. Devido à sua importância, a LDB atualizada sempre é assunto específico em concursos públicos para professores (ensino básico e médio) e aparece também em seleções para outros cargos inseridos na área da educação.

Considera-se que os conhecimentos didático-pedagógicos são conhecimentos necessários para a prática docente e estão relacionados diretamente à ação de ensinar. Como exemplo, podem ser citadas as temáticas sobre planejamento, metodologias, relação entre os sujeitos, currículo e avaliação escolar.

Como estudar atualidades para concurso público em 6 passos

  1. Leia a revista Atualidades, com foco nos resumos. ...
  2. Procure fontes confiáveis. ...
  3. Estude pontos de vista diferentes. ...
  4. Saiba quais são os temas recorrentes da banca. ...
  5. Acompanhe canais com resumos midiáticos. ...
  6. Treine sua redação sobre o assunto.

Se uma prova tem 25 questões, o estudante deve acertar 18 questões. Esta questão está relacionada com porcentagem.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

Para os conhecimentos específicos, as matérias recomendadas por ele são: Noções de Administração Geral e Pública. Noções de Administração Financeira e Orçamentária. Noções de Arquivologia.

Concursos administrativos: quais são as matérias básicas?

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ética;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo.

São qualidades técnicas essenciais conseguir lidar com números, a boa comunicação verbal e escrita e ter conhecimentos de programas de informática usados em escritórios, como o Word e o Excel. O cargo de assistente administrativo também está presente em diversos órgãos de administração pública.

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

As disciplinas que são mais importantes nesses concursos, em geral, as mais comuns são:

  1. Direito Constitucional;
  2. Direito Administrativo;
  3. Legislação Municipal;
  4. Contabilidade;
  5. Gestão pública;
  6. Ética.

Outros assuntos que você deve estudar se vai prestar concurso público:

  • Acentuação gráfica e crase;
  • Classes de palavras;
  • Coesão e coerência;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Funções sintáticas;
  • Pontuação;
  • Regência verbal e nominal;
  • Semântica.

Como mencionamos anteriormente, os concursos de nível médio possuem uma lista de matérias em comum que costumam ser cobradas na maioria das seleções. São elas: Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Atualidades.

LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei no 9.394/1996 – Lei no 4.024/1961.

Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.

plurais na sua constituição e natureza. Os autores identificam na práxis docente quatro modalidades de saberes: os saberes disciplinares; os saberes da formação profissional para o magistério; o saberes curriculares e os saberes da experiência.