O que é o conflito no enredo?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O enredo, também chamado de trama, tem sempre um núcleo, que chamamos de conflito. É esse conflito que determina o nível de tensão (expectativa) aplicado na narrativa. É no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto (tecido).

O conflito gerador do enredo é o fato que motiva a narrativa, algo importante o suficiente para impulsionar a história. Os elementos que constroem a narrativa incluem personagens, tempo, espaço e um narrador que desenvolve a história.

Enredo é como chamamos a trama de uma narrativa. Ele pode ser linear (os fatos são narrados de forma cronológica) ou não linear (a ordem cronológica não é respeitada). De forma geral, o enredo é composto por um acontecimento inicial, um ponto de mudança na narrativa e a resolução dos conflitos da história.

Os tipos de conflito na literatura são: conflito de personagem contra personagem, conflito de personagem contra sociedade, conflito de personagem contra natureza, conflito de personagem contra tecnologia, conflito de personagem contra si mesmo e conflito de personagem contra sobrenatural.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Complicação ou conflito: parte em que ocorre o desenvolvimento do conflito, em torno do qual a história se desenrola. Clímax: é o momento mais tenso da história, e que exige uma solução. Desfecho: momento em que ocorre a resolução do conflito. É a conclusão da história.

Definição de conflito interno
O conflito interno é uma luta que ocorre psicologicamente dentro de um personagem. O conflito interno pode ser causado por diversos fatores da vida real, incluindo medo, raiva, ciúme, ganância, inveja, orgulho, vergonha, culpa, ressentimento, amor ou um conflito moral.

Por isso, o conflito gerador do enredo é a oposição entre as versões para a morte do protagonista, que, estando em situação de exclusão mútua, mobilizam a busca pelo desvendamento de suas circunstâncias reais.

A palavra conflito , na língua portuguesa, refere-se a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes (Houaiss, 2004). Este vocábulo vem do latim conflictus : desacordo, choque.

O que é resolução de conflitos? A resolução de conflitos é o processo que duas ou mais partes usam para encontrar uma solução cordial para um problema. Conflitos podem ocorrer entre amigos e familiares, mas também entre colegas de trabalho, clientes e consumidores.

O conflito interno impulsiona a progressão da trama, fornecendo motivação para as ações dos personagens.

O enredo apresenta situações de conflito entre os personagens, criadas para se obter dramaticidade no texto. O clímax é o momento de maior tensão dramática de um enredo, isto é, o momento em que o conflito atinge sua maior dramaticidade. O desfecho de um enredo é o momento em que os conflitos são solucionados.

A forma mais conhecida de enredo é a que começa pela exposição da situação, citando personagens, tempo e espaço. Os fatos são narrados a partir da complicação e finaliza-se com o clímax da história. Na conclusão do enredo tem-se o desfecho. Uma forma menos comum de começar um enredo é pelo desfecho.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional. ...
  • Conflito percebido. ...
  • Conflito experienciado. ...
  • Conflito manifestado.

Pode ser resultado de diferenças nos estilos ou de uma falha de comunicação. Por exemplo, você transfere a tarefa que um liderado está executando para outro colaborador, mas não comunica essa transferência para quem há executava.