O que é o conceito de transição demográfica?
A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.
O que significa transição demográfica e por quem esse conceito foi criado?
Em 1929, Warren Thompson (1887-1973) desenvolveu o conceito de transição demográfica. O objetivo era a contestação da Teoria Demográfica Malthusiana, tomando por base a matemática. Resumidamente, diz respeito às variações das taxas de mortalidade e natalidade em sociedades específicas.
O que é a transição demográfica do Brasil?
A transição demográfica trata-se de uma mudança no comportamento da mortalidade e fecundidade de um país, o que provoca alguns efeitos principalmente na estrutura etária, gerando o envelhecimento populacional.
O que causa da transição demográfica?
O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população. Nos anos 1950, a expectativa de vida era de 46,8 anos.
O que é a transição demográfica e quais são suas principais causas e consequências?
A transição demográfica é, portanto, uma transformação gigantesca na qual populações passam de regimes de baixo crescimento associado a altos níveis de natalidade e mortalidade, para baixo crescimento com baixos níveis de natalidade e mortalidade, passando por um período de rápido crescimento, quando a mortalidade cai ...
O que é transição demográfica?
Resposta: Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.
Qual é o significado da palavra demografia?
A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.
Porque o Brasil está passando por um período de transição?
O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.
Quais são as principais teorias demográficas?
As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.
Qual é a quinta fase de transição demográfica?
Fase 5: Na quinta fase há uma novidade histórica, pois, com a inversão das taxas de mortalidade e natalidade, a população passa a decrescer. Quanto maior for a diferença entre as duas taxas, maior será o decrescimento demográfico.
Qual é a relação entre a urbanização e a transição demográfica?
Resposta:A relação entre urbanização e dinâmica demográfica era mais claramente perceptível no período de elevado crescimento populacional e acelerada urbanização, ou seja, no contexto da primeira transição demográfica.
Quais são os impactos para a população da transição demográfica?
Em consequência dessas alterações, é observado um aumento na população em idade ativa, ou seja, entre 15 e 59/64 anos (mulheres/homens). Tendo mais pessoas em idade para trabalhar e sustentar os idosos e as crianças. Esse período, onde há muita mão-de-obra disponível no país, é conhecido como “bônus demográfico”.
O que causa a transição demográfica?
Resposta verificada por especialistas
Com isso, ocorre essa transitoriedade à medida que novas pessoas são concebidas por meio da natalidade e, também, da mortalidade.
Qual é o conceito de fecundidade?
Número médio de filhos nascidos vivos, tidos por mulher ao final do seu período reprodutivo, em determinado espaço geográfico.
Quais são as vantagens da transição demográfica?
Na fase de incremento populacional a ritmo decrescente, na qual o Brasil se encontra, a transição oferece a oportunidade de aumento na produção per capita, desde que o país tenha condições de absorver a oferta crescente de mão de obra, decorrente do aumento da população ativa.
Qual a situação atual da demografia brasileira?
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.
Quais são as consequências do aumento da população?
O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.
Em que tipo de país a taxa de fecundidade é maior?
As taxas de fertilidade tendem a ser menores nos países desenvolvidos, como a França, Itália, Alemanha e Japão, e maior nos países subdesenvolvidos.
O que significa densidade demográfica?
A densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Uma zona com elevada densidade demográfica é chamada de muito povoada. A população, tradicionalmente, ocupa o território de forma heterogênea.
O que é conclusão da transição demográfica?
Como citamos, o principal aspecto decorrente da finalização do processo de transição demográfica é o envelhecimento da população. Com a estabilização das taxas de natalidade e mortalidade, a sociedade entra em um cenário de envelhecimento natural, pois a expectativa de vida aumenta consideravelmente.
Que fatores possibilitam a população dos países desenvolvidos atingir elevada expectativa de vida?
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.