O que é o conceito de produtividade?

Perguntado por: rfernandes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A produtividade, na economia, é considerada a relação entre aquilo o que é produzido e os meios empregados (mão-de-obra, materiais, energia, etc). Produtividade tem a ver com eficiência e tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.

No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade [en] é definida como a quantidade de produção por unidade de área, por exemplo, em kg/ha = quilogramas por hectare.

Para alcançar esse objetivo, as empresas devem alinhar os 4 pilares da produtividade: processos, gestão, tecnologia e pessoas.

De forma geral, a gestão de produtividade é um conjunto de práticas e estratégias, cujo objetivo é administrar os fatores que impactam na produtividade dentro da empresa. Nesse ponto, compreende, por exemplo, as metas do planejamento estratégico, a gestão de tarefas, o fluxo de trabalho e a gestão de pessoas.

As metas de produtividade são resultados colocados para as equipes no sentido de aumentar a produção sem elevar o uso de recursos disponíveis e sem comprometer a qualidade final das entregas. Ou seja, metas desse tipo mostram o rendimento dos colaboradores em direção a resultados previamente estabelecidos.

A produtividade envolve, principalmente, três fatores: o sujeito, o tempo e a atividade (da qual se obtém o resultado). Em cada um dos aspectos, existe uma gama de possibilidades do que pode ser feito para desenvolvê-lo em benefício da eficiência.

Existem dois tipos básicos de produtividade: bruta e líquida. Para ilustrar a diferença, vamos considerar a produtividade primária (a produtividade dos produtores primários de um ecossistema).

Esse conceito se originou a partir da Revolução Industrial e decolou séculos depois com modos de produção como o Fordismo e o Toyotismo. Por definição, produtividade é a capacidade de produzir algo com menos recursos.

O conceito de produtividade está ligado ao desempenho excelente. Ou seja, entregar mais, em menor tempo, com maior qualidade. E isso vai além da entrega de resultados. Sendo assim, a produtividade está ligada a forma como o colaborador desenvolve suas atividades e os resultados que ele entrega.

Segundo Martins e Laugeni (2005) pode-se citar alguns fatores determinantes da produtividade, levando-se em conta a relação capital x trabalho; escassez de recursos; mão de obra; inovação e tecnologia; restrições legais; fatores gerenciais; qualidade de vida.

O princípio da produtividade diz respeito a aumentar o volume de produção, fazendo o maior número de produtos no menor tempo possível. Para isso, a especialização dos trabalhadores em uma única tarefa, que eles conseguiam executar em questão de minutos ou até segundos, era essencial.

Aqui estão cinco dos principais fatores que influenciam os indicadores de produtividade industrial:

  • Qualidade do produto:
  • Eficiência dos processos:
  • Disponibilidade de recursos:
  • Capacidade da mão-de-obra:
  • Sustentabilidade:

O que são os três pilares da produtividade

  • Foco. Focar nas atividades e envolver sua equipe, quando for o caso, não só ajuda a aumentar a produtividade, como também promove a colaboração entre as partes da equipe. ...
  • Integração. Você costuma utilizar planilhas e bancos de dados? ...
  • Melhoria dos processos.

produtividade = receita total ÷ pelo custo total.
Essas são as fórmulas para o cálculo de produtividade mais utilizadas, que, quando necessário, podem ser adaptadas para outros setores da empresa, que não envolvam o tempo, nem custos.

Sob a perspectiva de um contexto econômico, ser produtivo é ter a capacidade de produzir mais, em menos tempo e com menos recursos. O interessante é que, apesar da produção ser algo comum para a humanidade, o conceito de produtividade surgiu somente em 1766 na França, com o economista François Quesnay.

O que realmente é produtividade
Uma definição mais saudável e equilibrada de produtividade é realizar o máximo possível, com qualidade e usando a quantidade ideal de recursos.

1 benefício, eficácia, eficiência, fruto, interesse, lucro, produção, produto, proveito, renda, rendimento, utilidade, vantagem.

Qual a diferença? Enquanto a produção consiste na medida de resultados e busca de informações, a produtividade se mede em desempenho e otimização de tempo.

Resumindo, a Produtividade Total de Fatores (PTF) pode ser interpretada como o aumento da quantidade de produto que não é explicada pelo aumento da quantidade dos insumos, mas sim pelos ganhos de produtividade destes, ou seja, a PTF mede a relação entre o produto total e o insumo total.

  • Mão-de-obra. Manter a equipe de colaboradores bem treinada e motivada é essencial para ter uma boa produtividade nas empresas! ...
  • Metodologia de trabalho utilizada. ...
  • Layout de chão de fábrica e ferramentas. ...
  • Práticas gerenciais de controle. ...
  • Utilização de insumos. ...
  • Estrutura organizacional da empresa.

Motivação e produtividade são conceitos que caminham de mãos dadas. Sem ter os incentivos certos, dificilmente alguém vai cumprir determinadas tarefas e as fará com a qualidade desejada. Por isso, estimular a motivação no trabalho em seus colaboradores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa.