O que é o conceito de população relativa?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O que é população relativa? Indo direto ao ponto, população relativa significa a quantidade de pessoas que existem e/ou residem em uma determinada área. É por essa razão que para chegar a um resultado final, você deve pegar o número de indivíduos e dividir pelo tamanho do território desejado.

Explicação: A população absoluta é o número total de habitantes de uma determinada região, país, estado ou até mesmo um município. A população relativa é também conhecida como densidade demográfica ou densidade populacional. É o total de habitantes dividido pela área que ocupam.

A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado.

Resposta verificada por especialistas
A população relativa, que também pode receber as denominações de densidade demográfica ou densidade populacional, consiste na medida que é descrita pela relação existente entre a população e a superfície do território.

O cálculo da densidade demográfica é feito pela divisão entre a população absoluta e a área ocupada por essa população. O Brasil é um país muito populoso, com grande população absoluta, e pouco povoado, com baixa população relativa.

Relativo é um adjetivo usado para caracterizar algo como relacionado a outra coisa, demonstrando haver uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.

1. Que tem relação, que não é alheio a: nascer e morrer são termos relativos. 2. Não tomado em sentido absoluto.

1 - Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. 3 - Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.

Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população. Ele é calculado pela subtração entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada localidade. Esse cálculo resulta em um crescimento vegetativo positivo ou negativo.

Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.

Crescimento vegetativo negativo: quando o número de mortes supera o número de nascimentos em determinada população. Isso quer dizer que aquela população está diminuindo. Crescimento vegetativo nulo: quando o número de nascimentos é igual ao número de mortes.

Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar. Povoado (população relativa): refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada.

a China é o país

Com 1,412 bilhões de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. Em termos de população, o Brasil está no 6º lugar. Com uma área de 8,52 milhões de km², o Brasil ocupa inclusive o 5º lugar em uma comparação global. O Portugal muito menor está em 112º lugar.

região Sudeste

A região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com cerca de 80 milhões de habitantes e densidade demográfica de 92,05 habitantes/km².

Densidade demográfica é um índice também conhecido como densidade populacional ou população relativa. Refere-se à distribuição de habitantes em um determinada área, ou seja, é a média resultante da divisão entre o número total de habitantes e a área ocupada.

Assim, um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. Densidade demográfica: taxa que corresponde ao número de habitantes por quilômetro quadrado.