O que e o conceito de movimento?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo. Todo corpo em movimento pode ser chamado de móvel.

O movimento é percebido como uma linguagem, o que implica uma cultura corporal, definida como tudo que o homem pode expressar através do corpo. Dessa forma, são conteúdos específicos da Educação Física os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes e as lutas.

Movimento é um termo genérico que abrange indistintamente os reflexos os atos motores conscientes ou não, normais ou patológicos, significantes ou desprovidos de significado. Os movimentos corporais como gestos, podem ser definidos como um movimento determinado por uma intenção.

Movimento é a acção e o efeito de mover (fazer com que um corpo deixe o lugar que ocupava e passar a ocupar outro; agitar uma coisa ou parte do corpo; dar motivo a algo). Uma das acepções do termo diz respeito ao estado dos corpos enquanto mudam de posição ou de lugar.

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um determinado período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Movimento Progressivo ou Retrógrado são formas de classificar um movimento de acordo com seu sentido e a orientação de sua trajetória. Se o sentido do movimento e a orientação da trajetória são iguais, o movimento é progressivo, caso contrário é retrógrado.

Dependendo do sentido do movimento, este pode ser classificado como: Movimento Progressivo ou Movimento Retrógrado.

O movimento humano, segundo Benda (1999), inicia-se antes do próprio nascimento e, é pela ação motriz que o homem se faz sujeito da sua história. Movimentos desempenharam um papel primordial na evolução do comportamento (LEAKEY, 1981, apud MANOEL,1994).

Desenvolver habilidades corporais variadas; Agir coletivamente em prol do mesmo resultado.

Existem dois tipos de movimentos: involuntários e voluntários. Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.

Os movimentos, segundo a ótica aristotélica, podem ser naturais, quando o corpo busca seu lugar natural no universo (hipótese utilizada para a explicação da queda dos corpos), e violentos, quando os corpos são afastados de seu local de origem mediante a aplicação de uma força.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar.

Movimento acelerado, retardado e uniforme.