O que e o conceito de diversidade?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

É possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.

A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.

A diversidade na educação é um conceito que propõe a inclusão de todos os indivíduos e o respeito às suas diferenças. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito às variedades de gênero, cor, religião e comportamento que existem em sua sala de aula e na sociedade.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão na prática? Podemos perceber, portanto, que, enquanto a diversidade tem a ver com representatividade, a inclusão está ligada à instauração de uma mudança de cultura e comportamento em relação às pessoas diversas.

Para falar de diversidade e inclusão com as crianças, é preciso incentivar o respeito às diferenças, a empatia, e explicar sobre o direito de igualdade de oportunidade, para que a criança com algum tipo de deficiência possa estar onde ela quiser, e apara isto a sociedade precisa mudar.

Apostar na diversidade e inclusão também é cumprir um papel social importante, que melhora a imagem da empresa perante a sociedade. Clientes, fornecedores, parceiros e os colaboradores passam a se sentir mais representados, e a aceitação também aumenta.

Exemplos de diversidade e inclusão

  • etnia;
  • idade;
  • gênero;
  • religião;
  • orientação sexual;
  • condições físicas e mentais.

Ela é resultado da influência de diferentes povos. A diversidade cultural no Brasil é um fator que resultou das contribuições culturais que o país recebeu de diversos povos, com destaque para indígenas, europeus e africanos, que auxiliaram na construção da identidade cultural brasileira.

Diversidade em língua, religião, costumes e tradições
Essa mesma diversidade pode ser observada quando analisamos religiões, costumes e tradições; elementos que influenciam e são influenciados pela maneira como vivemos e como a nossa sociedade foi formada.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural.

A diversidade cultural engloba variações de língua, religião, costumes, valores, ideais, expressões artísticas, música, entre outros. Abrange também a diversidade racial e étnica. Outros tipos de diversidade cultural incluem a identidade de gênero, orientação sexual, idade e deficiência.

Ela tem o objetivo de valorizar os saberes e garantir o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas distinções. Além de conhecer essas diferenças, é importante que as crianças tenham a oportunidade também de conviver com elas.

aprende-se sobre o outro; quebram-se crenças de que o que é diferente é ruim ou pior; adquire-se novas perspectivas; entende-se que todos têm suas peculiaridades.

Trabalhar a diversidade cultural com as crianças é uma aventura que envolve o despertar da curiosidade, onde podemos apresentar para elas aspectos das diferentes culturas do nosso próprio país, como proporcionar o conhecimento de aspectos culturais relevantes de outros povos dentro do ambiente escolar.

A diversidade é, portanto, um fator estratégico e um diferencial no mercado. A união entre diversas culturas, origens e visões de mundo aumenta a probabilidade de se desenvolver soluções melhores e mais simples para desafios complexos.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

Como falar de diversidade na escola
Propor atividades coletivas e interativas ajudam na construção da empatia entre os jovens e permitem a troca de experiências. Uma outra opção é trabalhar filmes, músicas ou livros que abordam a temática.

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.