O que é o comprimento do fêmur?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada. Referências: 1.

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

O fêmur curto congênito é uma anormalidade sem defeito de estrutura histológica do osso. Exames radiológicos mostram o fêmur curto, sem outras alterações. Freqüentemente, há retardo da ossificação da epífise femoral proximal, porém, com o crescimento, a cabeça femoral e o acetábulo tornam-se normais(6).

Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg.

CCN: comprimento cabeça-nádegas, medido em exames de ultrassom para calcular o tamanho do embrião ou feto. CMV: citomegalovírus.

Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado. Os bebês que estão abaixo do percentil 10 são bebês chamados pequenos para a idade gestacional, enquanto que os que estão acima do percentil 90 são considerados grandes para a idade gestacional.

A principal função do fêmur é dar sustentação ao corpo e por possuir a camada externa intitulada de diáfise (ou osso compacto), as fraturas de fêmur acontecem com menor incidência, porém, quando ocorrem, são divididas entre proximal e distal.

Os bebês humanos, sob condições ideais, nascem quase sempre com o mesmo tamanho. Depois de passar em média 40 semanas bem protegidos e alimentados no útero materno, eles vêm ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento.

Classificação de acordo com o peso do bebê:

  1. Extremamente baixo: inferior a 999g.
  2. Muito baixo: De 1.000g a 1.499g;
  3. Baixo: De 1.500g a 2.499g;
  4. Insuficiente: De 2.500g a 2.999g;
  5. Normal: De 3.000g a 3.999g;
  6. Excessivo: Superior a 3.999g;

Para avaliar o crescimento do bebê seu médico irá usar a medida de ossos longos, em particular o fêmur. Os indivíduos que tem crescimento em comprimento adequado, possuem os ossos longos com tamanho normal.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

Considerações finais: O fêmur curto congênito (FCC) é uma displasia óssea do tipo femoral, em que há discrepância no comprimento entre os membros inferiores. Embora a etiologia seja desconhecida, certas teorias têm sido sugeridas, como uso de drogas, viroses e traumas na gestação.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

No início do sétimo mês, o bebê apresenta por volta de 900 gramas e 35,5 a 43 cm de comprimento. Esses números mudam rapidinho para 1,3 a 1,8 quilos e 45 centímetros no início do oitavo mês. Já no nono mês de gestação, o bebê alcança até 3,5 quilos e 55 centímetros de comprimento.

O que Significa “CC”na Ultrassom? No exame de ultrassom morfológico, CC(circunferência cefálica) mede o redor da cabeça do bebê, podendo avaliar se há alguma assimetria ou “achatamento”.