O que é o comportamento não assertivo?

Perguntado por: orodrigues7 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente.

O contrário de assertivo é: Principais antônimos de assertivo: 1. errado, negativo, refutativo, refutatório, contestatório.

Mas, “acertivo” está errado e não existe na língua portuguesa. A forma escrita correta é assertivo (com o “ss”). Alguns dos principais sinônimos de assertivo são: afirmativo, positivo, assertório, declarativo e declaratório. Em inglês, a tradução correta para “assertivo” é assertive.

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.

Obviamente, existem desvantagens …
Outros podem não aprovar esse estilo de comunicação ou podem não aprovar as opiniões que você expressa. Além disso, ter uma consideração saudável pelos direitos de outra pessoa significa que você nem sempre conseguirá o que deseja.

O profissional assertivo é aquele que consegue desenvolver a inteligência emocional, controlando os seus sentimentos de forma a se comunicar com clareza e tranquilidade. Dessa forma, ele se tornará mais objetivo e confiante em sua fala, demonstrando maturidade para tomar decisões e lidar com as consequências delas.

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

Para garantir uma comunicação assertiva, conheça 4 práticas que vão te ajudar a potenciar a sua comunicação.

  • Escutatória.
  • Poder de síntese.
  • Se posicionar.
  • Canal correto.

Confira as principais atitudes para se tornar mais assertivo no dia a dia.

  1. 1 - Escuta. Antes de falar, ouça. ...
  2. 2 - Compreensão. ...
  3. 3 - Não seja agressivo. ...
  4. 4 - Sem rodeios. ...
  5. 5 - Cuide o tom da voz e seus gestos. ...
  6. 6 - Humildade. ...
  7. 7 - Empatia. ...
  8. 8 - Honestidade.

Falaremos mais detalhadamente sobre isso nos tópicos a seguir!

  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

7 dicas para dizer não

  1. Estabeleça prioridades.
  2. Seja honesto e educado.
  3. Não queira sempre agradar as pessoas.
  4. Cuide de você
  5. não"
  6. Trabalhe a sua inteligência emocional.
  7. Não tenha medo do conflito.

1 indivíduo, ser humano, humano, homem, mulher, cidadão, cidadã, sujeito, criatura, ser, ente, senhor, senhora, tipo, cara, elemento, fulano, beltrano, sicrano.

O comportamento assertivo auxilia o ser humano nas relações e permite uma comunicação mais clara em que ambas as partes podem se expressar e chegar a um acordo. Pense sobre isso e comece a se observar. A assertividade promove o bem estar.

Como conseguir ser assertivo em 7 pontos

  1. Pense primeiro, fale depois. Pensar antes de falar é fundamental. ...
  2. Seja honesto e aberto. ...
  3. Destaque os pontos positivos antes. ...
  4. Saiba como pedir. ...
  5. Admita os erros. ...
  6. Saiba dizer não. ...
  7. Aceite a rejeição.

Decisões assertivas estão relacionadas à uma postura proativa da empresa frente a qualquer problema. Desse modo, os processos são reavaliados constantemente para garantir que todos os recursos materiais e humanos, bem como os ideais da organização, sejam alcançados da melhor forma.