O que é o complemento direto e indireto?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Complemento directo é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita directamente a acção expressa pelo verbo; e complemento indirecto é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita indirectamente a acção. Um exemplo: A Maria deu o bolo à Joana.

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

O complemento indirecto (CI) é, geralmente, uma pessoa ou animal para quem vai dirigida a ação do verbo. Ex: Le dí un beso a Claudia.

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto, necessitando de uma preposição para estabelecer regência verbal. Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.

O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Qual a diferença entre verbos transitivos e intransitivos? Verbos transitivos precisam de complementos para que o seu sentido seja completo. Já os verbos intransitivos não precisam de nenhum complemento verbal para completar seu sentido, pois o significado já é completo.

O complemento direto (CD) é a parte da oração que sofre a ação do verbo. Os verbos que não levam complemento direto se denominam intransitivos, embora possam levar outros complementos. Se tiverem complemento direto, chamam-se transitivos.

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

Embora o objeto indireto apareça na oração precedido por uma preposição, alguns objetos indiretos podem aparecer sem preposição, quando são representados por um pronome oblíquo (me, te, lhe, nos, vos, lhes) ou pelo pronome reflexivo se.

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.