O que é o comando Bash?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Bash é um acrônimo para "Bourne Again Shell" e foi desenvolvido em 1989 para suceder o Bourne Shell. É um programa shell executado em uma interface de linha de comando e tem como principal função controlar sistemas operacionais, sendo comumente utilizado no Linux e no macOS.

Shell é um recurso de qualquer sistema operacional, o qual por meio de uma interface de linha de comando ou interface gráfica e que permite executar comandos, outros programas, serviços e até mesmo outros shells para que o usuário execute ações sobre o sistema operacional.

Feita a instalação, para abrir o Bash, basta abrir o menu Iniciar e procurar por “Ubuntu (sem as aspas) e clicar nessa opção.

O SHELL é a ligação entre o usuário e o sistema. É ele quem interpreta os comandos enviados para outros aplicativos ou diretamente em chamadas de sistema. E o Bash é um interpretador de comandos, um entre os diversos tradutores entre o usuário e o sistema operacional conhecidos como shell.

Além de suas funcionalidades avançadas, o Bash também é amplamente utilizado por sua eficiência e facilidade de uso. Os usuários podem realizar ações no sistema operacional que não estão disponíveis na interface gráfica, como gerenciar arquivos e diretórios, gerenciar processos, entre outras ações.

Bourne-Again Shell (trocadilho com Stephen Bourne, autor do Unix Shell sh), ou Bash, é o interpretador de comandos para sistemas GNU.

Como sair de um script Bash dentro do script
O comando exit pode ser escrito em um script Bash para encerrá-lo manualmente em um determinado ponto. Um código de saída 0 geralmente indica que o script saiu sem nenhum erro. Um código de saída 1 ou superior geralmente indica que um erro foi encontrado na saída.

Nas versões atuais do Windows 10, a instalação do bash GNU/Linux é muito mais simplificada. Basta primeiro você ir em iniciar e buscar por Ativar ou Desativar Recursos do Windows. Ao abrir, procure e marque a opção Subsistema do Windows para Linux. Você vai precisar reiniciar o computador logo em seguida.

O Shell CLI mais conhecido entre as usuárias de sistemas baseados em UNIX é o Bash. No Windows temos o PowerShell.

Shell é uma linguagem interpretada. -Variáveis devem ser declaradas junto com seu valor. -Todas as variáveis são globais por definição a não ser que os comandos “local” ou “declare” sejam usados. Para acessar o conteúdo de uma variável utilizamos o símbolo “$”.

O modo kernel é conhecido como privilegiado por ter acesso completo ao computador, a todas as partes do hardware. Já o modo usuário, que limita as ações para garantir a segurança e não comprometer nenhuma parte do próprio sistema. neste modo, é mais difícil de um aplicativo violar a privacidade de outro.

O Shell Script é uma linguagem de script utilizada em alguns sistemas operacionais, principalmentes em sistemas GNU/Linux. Com o Shell nós conseguimos criar comandos para o Linux, ou melhor, criar tarefas para serem executadas de tempos em tempos, scripts de inicialização e muitas outras coisas.

Bash se refere principalmente a festa grande, de organização oficial ou com pessoas importantes e famosas; festança, rega-bofe.

Para que possamos personalizar o Bash, devemos editar o arquivo de configuração “. bashrc” que está localizado no diretório do usuário. O arquivo . bashrc é oculto, lembrando que todo arquivo/diretório com o ponto ( . )

Em sistemas operacionais Windows, o prompt de comando é um programa que emula o campo de entrada em uma tela de interface do usuário baseada em texto com a interface gráfica do usuário (UI) do Windows. Ele pode ser usado para executar comandos inseridos e executar funções administrativas avançadas.

A primeira linha escrita do shell script é utilizada para informar qual modelo de shell será utilizado para criar o shell script (ksh, sh, bash). Neste exemplo o shell responsável será o bash que está localizado na pasta /bin.

Criação do shell script
Em primeiro lugar precisaremos de um arquivo para escrever o nosso script. Podemos fazer isso via terminal ou via modo gráfico, sendo que, no último caso, basta apenas clicar com o botão direito do mouse em um diretório desejado e escolher criar novo arquivo de texto ou criar novo documento.

Ambos são programas, mas no geral que eu saiba os Scripts não são compilados, pois são interpretados linha a linha sem uma geração de código de máquina como feito em programas compilados. Shell script, por exemplo, é uma linguagem de programação básica. Com ela é possível fazer programas pouco complexos.

shebang

Se for utilizar Bash, por exemplo, basta criar um arquivo com a extensão . sh e colocar na primeira linha desse arquivo o shebang para bash.