O que é o Coité?

Perguntado por: lfarias9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O nome “coité” vem do tupi e significa vasilha ou panela, motivo pelo qual esta planta é também conhecida como cuieira, cuia ou cabaça. Sua madeira, dura e forte, é utilizada na marcenaria e na carpintaria. O fruto, de casca bem dura, é empregado na produção de vasilhame e instrumentos musicais como o Berimbau.

Crescentia cujete L. (Bignoniaceae), conhecida popularmente como coité, é uma árvore que pode chegar até 10 metros de altura, bastante utilizada na medicina popular para tratar diarreia, dores de estômago, bronquite, tosse, asma, uretrite, dores de cabeça, hipertensão e diurética.

Características: Arvore pequena de 4 a 6 metros , bastante ramificada desde a base, formando copa ampla e esparramada. O tronco é tortuoso, de coloração cinza esbranquiçado e superfície estriada. As folhas são simples e aglomeradas na ponta dos ramos.

Usos do coité
As sementes podem ser consumidas, se cozidas. A polpa pode ser utilizada para se fazer xarope. Os frutos limpos de polpa, cortados ao meio ou em partes menores, também são usados como utensílios domésticos (cuias, pratos, vasilhas para água e outros usos).

Das cascas dos frutos são feitas cuias, vasilhas, vasos, potes, berimbau, chocalho, maracas e até corpo de viola, luminárias, enfeites e o que a sua imaginação permitir. Suas sementes podem ser consumidas cozidas ou torradas.

A Cabaça é rica em água, fibras dietéticas e de hidratos de carbono. Além disso, A Cabaça Também é uma boa fonte de complexos de vitamina B, de Vitamina C, Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco e Fósforo. Digestão: A Cabaça é um alimento bem saudável para o estômago.

No Ógó de Èsù, uma representação do falo masculino, as cabaças representam os testículos. Usa-se uma das partes da cabaça cortada ao meio, e colocada na cabeça das pessoas a serem iniciadas e que não podem ser raspadas por serem Àbìkú, para nela serem feitas as obrigações necessárias.

Diferentes povos utilizam o porongo na confecção de recipientes, instrumentos musicais, boias e máscaras. No sul do Brasil é empregado na fabricação das cuias, recipientes para o chimarrão.

A Heliconia velloziana é muito utilizada como flor de corte, conferindo aspecto tropical a qualquer arranjo. Da mesma forma no jardim, suas qualidades paisagísticas a tornam uma planta que caracteriza o jardim tropical. As folhas são lisas, largas, grandes com pecíolo longo.

Dentro do culto, é o símbolo representativo e o utensílio principal de Exu, mas a cabaça é também usada por Pretos Velhos, Caboclos e alguns Orixás, como Ossain, que faz da cabaça o local para guardar as folhas (ervas) e seus segredos; e Omolu, que a utiliza para levar seus remédios.

Sementes de Cabaça (Porongo)
A Cabaça é conhecida como Porongo e sua planta é a cabaceira, porongueiro, cabaceiro ou jamaru. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera.

Usos do abricó-de-macaco
Sua polpa serve de alimento para várias espécies de animais domésticos, como bois e cavalos, e também para humanos, que a consomem in natura. Porém, é considerado intragável pela maioria das pessoas, devido ao mau cheiro que exala ao ser cortado.

Árvore-da-cuia (Crescentia cujete) é planta nativa da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.

A Cabaça pertence à família das cucurbitáceas. Este vegetal vem em uma variedade de formas; elas podem ser, garrafa em forma redonda ou fino e longo. Elas geralmente têm uma pele verde claro com polpa esponjoso branca por dentro. A Cabaça podem ser fritos e pode ser usado na preparação de vários pratos e sopas.

O babaçu é uma palmeira conhecida principalmente pelo fruto que produz. O babaçu é um tipo de palmeira encontrado em diversas áreas da América Latina, sendo que, no Brasil, ocorre principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Os frutos, que podem variar de pequenos e arredondados a grandes e compridos, indo de uma dezena de centímetros a mais de um metro de comprimento, são usados para a confecção de recipientes (por exemplo, a cuia de chimarrão no sul do Brasil e em outros países do sul da América do Sul), instrumentos musicais (por ...