O que é o coeficiente é a parte literal de cada monômio?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O coeficiente é a parte numérica do monômio, ou seja, o número que está multiplicado pela letra (que é a parte literal).

O quociente de dois monômios é determinado ao calcularmos o quociente dos coeficientes numéricos e das partes literais, aplicando, sempre que possível, a propriedade do quociente de potências de mesma base. Basta aplicar a propriedade da potência de uma potência para calcularmos a potência de um monômio.

Um coeficiente é um número multiplicado por uma variável. Exemplos de coeficientes: No termo 14 c 14c 14c , o coeficiente é 14.

Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2. Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz.

Monômios são expressões algébricas que possuem multiplicações entre números e incógnitas (letras que representam algum número desconhecido). Assim, uma expressão não é monômio quando apresenta pelo menos uma adição ou subtração ou ainda quando possui alguma divisão por incógnita.

Nem sempre os termos da equação aparecem na mesma ordem, portanto, é importante saber identificar os coeficientes, independente da sequência em que estão. O coeficiente a é o número que está junto ao x2, o b é o número que acompanha o x e o c é o termo independente, ou seja, o número que aparece sem o x.

Retorna um número dividido por outro, sem o resto.

Na multiplicação de monômios devemos multiplicar coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Ao multiplicar partes literais iguais, aplique a multiplicação de potências de bases iguais: somar os expoentes e repetir a base.

Significado de Coeficiente
[Por Extensão] Número que indica quantas vezes se deve multiplicar por outro. [Por Extensão] Unidade de medida que compõe uma escala de valores ou determina a graduação de; nível, grau: coeficiente de inteligência. [Por Extensão] O que pode influenciar ou determinar o resultado de algo.

O coeficiente é um número que multiplica uma variável em uma expressão algébrica e é importante em diversas áreas, como matemática, física, química e estatística.

valor numérico que serve de medida para quantificar certo atributo ou característica (de fenómeno, processo, etc.)

Quando a expressão possui um termo, ele é chamado de monômio. Já os que possuem dois monômios, ou seja, dois termos, são classificados como binômios. Importante destacar que eles são separados pelo sinal de positivo (soma) ou negativo (subtração).

O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau.

4x + 10, o monômio de maior grau é 4x, portanto o grau do polinômio será de 1º grau.

Um monômio é um polinômio com um termo algébrico. Monômio ou termo algébrico: produto entre números e letras (variáveis). Polinômios: Expressões algébricas com um ou mais termos. A adição e a subtração de monômios só são possíveis, se a parte literal for a mesma.

Índice | Monômio
Para simplificar monômios que estão em uma fração as regras são: Simplificar os coeficientes; Fazer a diferença dos expoentes das letras em comum. A letra permanece no numerador se a maior potência estiver no numerador; caso contrário, ela permanece no denominador.

O coeficiente a indica a concavidade de uma função do segundo grau. Se a > 0, então a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, então a concavidade da parábola é voltada para baixo.

Os coeficientes de uma equação são todos os números que não são a incógnita dessa equação, sejam eles conhecidos ou não. Para isso, é mais fácil comparar a equação dada com a forma geral das equações do segundo grau, que é: ax2 + bx + c = 0.

Na equação reduzida y = mx + n, conhecemos o n como coeficiente linear. Quando x = 0, o valor de y = n; sendo assim, o coeficiente linear é o ponto em que a reta intercepta o eixo y.

O grau de um polinômio é dado pelos expoentes da parte literal. Para encontrar o grau de um polinômio devemos somar os expoentes das letras que compõem cada termo. A maior soma será o grau do polinômio.

O polinômio procurado é o polinômio oposto de A, indicado por - A.