O que é o código FPAS 507?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

b) GFIP 2: FPAS 507: valor total da remuneração de empregados e demais segurados do setor industrial, sobre a qual incidirão contribuições para a Previdência Social 20%, RAT variável, salário-educação 2,5%, INCRA 0,2%, SENAI 1,0%, SESI 1,5% e SEBRAE 0,6%.

A sigla FPAS significa Fundo da Previdência e Assistência Social. Trata-se de um código que identifica a atividade econômica que a empresa ou o trabalhador individual exerce.

É um código que identifica a atividade econômica que a empresa ou o trabalhador individual exerce. A DARF é o nome da guia de pagamento do tributo, no caso, o INSS. Quando é realizado a dedução de FPAS indevida para funcionários afastados por COVID, (afastamentos com CID do COVID: CID B34.

Cadastrar Código FPAS

  1. Clique na aba Tabelas, na tela principal do DP.
  2. Clique em FPAS.
  3. Clique em Novo.
  4. Informe o código do FPAS, segundo o manual da SEFIP e da Previdência Social..
  5. Informe a Descrição. ...
  6. Informe os percentuais de cada uma das alíquotas. ...
  7. Clique em Gravar para finalizar o cadastro.

Para informar ou alterar o código FPAS de um Serviço, siga os passos a seguir:

  1. 1 - Acesse o menu Arquivo > Serviços;
  2. 2 - Localize o cadastro do serviço desejado;
  3. 3 - Na guia INSS, no campo Código FPAS, informe o código desejado, ou clique no botão [...] ...
  4. 4 - Para salvar o cadastro do serviço, clique no botão [Gravar].

Código FPAS de enquadramento: 531. Alíquotas: 20% para a Previdência; 1, 2 ou 3% para Page 4 RAT; 2,5% para o FNDE (salário-educação) e 2,7% para o INCRA, conforme disposto no § 1º do art. 2º do Decreto-lei nº 1.146, de 1970 (quadro 1).

c) geralmente 5,80% de contribuição variável de Outras Entidade (Terceiros), destinada às entidades SENAI, SESC, SESI, etc., onde o INSS se incumbe de arrecadar e repassar.

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!
A empresa optante pelo Simples Nacional e o Microempreendedor Individual - MEI devem informar '0000' no código de terceiros.

Para identificar a alíquota RAT através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), basta acessar o site da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) e verificar o código da atividade principal da empresa.

E o que são as contribuições de terceiros? Dizendo de maneira direta, as contribuições de terceiros são uma forma pela qual as empresas contribuem com a concretização de direitos sociais, como educação, saúde, lazer e o bem-estar as pessoas. Prover esses direitos é uma obrigação do país, prevista na Constituição.

Atualmente as empresas optantes pelo Lucro Real e Presumido estão sujeitas ao pagamento das contribuições a terceiros/outras entidades, como INCRA, SEBRAE, SESC, SENAT, Salário Educação, etc, porém, o que poucas empresas estão atentas é que existe uma limitação legal ao valor que pode ser cobrado por essas entidades.

Código FPAS: a Receita Federal disponibiliza uma tabela com os códigos, no entanto, sugerimos que seja realizada no próprio manual do eSocial, na tabela 4 Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros, já que essa tabela está mais atualizada.

Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.

Esclarecemos que somente a empresa optante pelo Simples Nacional do anexo I, II, III e V terão a alíquota FAP neutra 1,0000% vez que não há recolhimento do RAT (1%, 2% ou 3%) em GPS, já estando este valor embutido em seu DAS.

É possível encontrar no Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Pessoa Jurídica, através do campo “Código e Descrição da Atividade Econômica Principal”.

Será necessário preencher no cadastro da empresa - aba Geral - FAP, a alíquota FAP que será utilizada; Clique em Gravar; Selecione a opção se deseja alterar a informação atual ou se será a partir de alguma data específica e clique em enviar.

Código FPAS 612 - eSocial - Empresas optante pelo Simples Na - Arquivo Morto.

O CEI é o Cadastro Específico do INSS. Ele é utilizado por pessoas físicas que prestam serviços de forma autônoma, sendo equiparadas às empresas e com um "status" semelhante. Porém, alguns destes profissionais hoje devem migrar para outras formas de cadastros.