O que é o clímax de uma história?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito.

O clímax de um livro é também chamado de CRISE, ou MOMENTO SOMBRIO. É o momento onde o protagonista enfrenta a questão central da narrativa, onde ele acha que, dependendo do que acontecer, tudo estará perdido.

Complicação ou conflito: parte em que ocorre o desenvolvimento do conflito, em torno do qual a história se desenrola. Clímax: é o momento mais tenso da história, e que exige uma solução. Desfecho: momento em que ocorre a resolução do conflito. É a conclusão da história.

O conflito é mais visível entre dois ou mais personagens, geralmente um protagonista e um antagonista/inimigo/vilão, mas pode ocorrer de muitas formas diferentes. Um personagem pode facilmente se encontrar em conflito com uma força natural, como um animal ou um evento climático.

Como construir um clímax excitante para a sua história

  1. Crie uma razão para que o conflito seja relevante. Leitores e leitoras precisam entender que a cena clímax é relevante por algum motivo. ...
  2. Preencha as lacunas antes da tensão acontecer. ...
  3. Tente o “menos é mais” durante as cenas de ação.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
4 O ponto mais alto ou período de maior intensidade em qualquer coisa ou sucesso concebidos como crescentes ou em desenvolvimento; culminância, acme.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Como o final da história original era trágico - o Lobo devorava a avó e a neta - no século XIX, os irmãos Grimm alteraram a narrativa e acrescentaram a figura do caçador, que salva todos e garante um final feliz.

O Clímax é o motivo principal da sua história! É no CLÍMAX que o autor revela qual foi a verdadeira jornada de seu protagonista. Em um Arco de Mudança Positiva, é no clímax que o autor mostra para o leitor se o sofrimento e as lutas enfrentadas pelo protagonista serviu para alguma coisa.

O desfecho se faz presente em todas as obras literárias e histórias, pois ele é o final da história, ou seja, sua conclusão, o resultado final de uma história que se conta. O desfecho também tem como finalidade alocar a ideia de toda a história trazendo um direcionamento para seu final.

A fase de Clímax é considerada a última expressão do desenvolvimento da comunidade até sua auto suficiência. Em um primeiro momento, o ambiente que antes era inabitável estava sujeito às ações ambientais externas, apresentando grandes variações das condições ambientais.

O primeiro ato (configuração/início) corresponde à introdução, ou seja, a apresentação do cenário, dos personagens e do enredo. O segundo ato (confronto/meio) está relacionado à aventura, aos conflitos que o personagem principal deve superar. Por fim, o terceiro ato (resolução/fim) é o clímax, o desfecho da história.

Desfecho: encerramento da narrativa, em que se apresenta uma solução para o enredo. Podemos dizer que o desfecho de um texto se classifica como a solução do conflito que se fez presente na narrativa. Ou seja, é a parte do texto que apresenta a solução das ações tomadas pelos personagens no decorrer do texto.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

Ele é dividido em algumas partes: Conheça os elementos que compõem uma narrativa: enredo, narrador, personagens, tempo e espaço. Confira um exemplo e exercícios de vestibular com gabarito. É claro que não poderia faltar o principal: onde já se viu uma narrativa sem o narrador?!