O que é o citoplasma e qual a sua função?

Perguntado por: ifogaca6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

Funções do citoplasma
Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes; Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.

A célula é a estrutura funcional que constitui todo ser vivo, exerce funções no DNA, metabolismo, sintese de proteina, reprodução e divisão. armezenar e replicar dna, síntese de carboidratos e filtração de substancias intra e extracelulares, assim também produzindo energia.

O citoplasma pode ser dividido em duas porções, uma mais externa conhecida por ectoplasma e possui um aspecto mais viscoso quando comparada a porção mais interna, o endoplasma.

Na citocinese ocorre a divisão do citoplasma.
Em células animais, esse processo é caracterizado pela formação do sulco de clivagem, dividindo a célula em duas.

FUNÇÕES DA ÁGUA: - Dissolve as substâncias químicas da célula, possibilitando as reações químicas (solvente universal). - Regula a temperatura da Terra e dos seres vivos: tem alto calor específico (precisa de muito calor para elevar sua temperatura de um grau e libera muito calor ao esfriar).

A membrana plasmática - o limite externo da célula - é a bolsa, e o citoplasma é a gosma. Naturalmente, uma célula é muito mais do que apenas uma bolsa de gosma. É uma unidade complexa, altamente organizada, a unidade estrutural básica de todas as coisas vivas.

Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

É composto principalmente por água, além de proteínas, sais minerais dissolvidos, moléculas orgânicas e complexos insolúveis que recebem o nome de inclusões.

O citoplasma é uma parte fundamental das células procariontes e eucariontes, abrigando e mantendo as organelas celulares em um ambiente ideal para o seu funcionamento. As organelas citoplasmáticas realizam reações metabólicas complexas, que incluem a síntese de proteínas e a produção de energia.

A membrana plasmática – o limite externo da célula – é a bolsa, e o citoplasma é a gelatina. Naturalmente, uma célula é muito mais que apenas uma bolsa de gelatina. É uma unidade complexa e altamente organizada; a unidade estrutural básica de todas as coisas vivas.

Ele pode ser dividido em duas porções principais: O endoplasma, que se localiza na porção mais interna da célula e tem uma textura mais líquida e fluida; e. O ectoplasma, que é mais gelatinoso e fica mais próximo a membrana plasmática.

O citoplasma é formado pelo citosol e por todas as organelas celulares de uma célula, sendo, portanto, fundamental para a sobrevivência celular. Mesmo existindo diversos tipos celulares, todas as células apresentam citoplasma, membrana plasmática e material genético.

Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear. Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo. A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

O corpo humano é composto por 37,2 trilhões de células. Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus.