O que é o circo contemporâneo?

Perguntado por: thipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Reportagem que foca as mudanças ocorridas em meados do século passado no formato das apresentações dos circos. Produtores e atores circenses atuais falam sobre a aproximação com as artes cênicas e a utilização de tecnologias modernas para entreter espectadores.

Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.

O circo moderno tem origem em Londres, na Inglaterra. Ele começou com o Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, por Philip Astley (1742-1814), um oficial inglês da Cavalaria Britânica. Esse anfiteatro foi composto por um picadeiro com arquibancada próxima da atração, geralmente um espetáculo com cavalos.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

O modo de organização do trabalho e do processo de aprendizagem circense manteve as características presentes entre os artistas contemporâneos do período: a transmissão oral do conjunto de saberes e práticas de geração a geração; saberes que davam conta da vida cotidiana, capacitação e formação dos membros do grupo.

Resposta. Resposta: O circo tradicional é aquele circo mais familiar, em que a maioria dos artistas circenses são membros de uma mesma família e que o ensinamento é passado de geração para geração. ... O circo contemporâneo é aquele em que o ensinamento circense provém de ensinos em escolas e cursos.

Por fim, o circo moderno caracteriza-se por apresentar várias atrações circenses, como números com animais, saltos acrobáticos, pantomimas, danças e palhaços/clown.

O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense.

O circo contemporâneo é uma forma de expressão artística que combina elementos tradicionais do circo com técnicas modernas e conceitos inovadores. Ele se destaca por sua abordagem criativa e experimental, explorando novas formas de movimento, narrativa e interação com o público.

Deste modo, as artes circenses na contemporaneidade assumem outros formatos. Suas apresentações não ficam restritas ao picadeiro; ao contrário, ganham autonomia para atingir diferentes espaços de atuação.

O circo é uma manifestação artística e popular que consiste em um grupo de artistas, com habilidades distintas, que geralmente apresentam-se em shows itinerantes, ou seja, percorrendo várias cidades.

Circo: Genuína forma de arte e expressão cultural
Por sua natureza, o circo alcança o que outras formas de arte lutam para fazer: atrai 'novas audiências'. Além disso, os ingressos também são acessíveis, tornando a viagem ao circo um atividade cultural.

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) é uma companhia multinacional de entretenimento, sediada na cidade de Montreal, Canadá. Foi fundada em junho de 1984 na cidade de Baie-Saint-Paul pelos artistas de rua Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, sendo atualmente a maior companhia circense do mundo.

Acrobacia, aéreos, palhaçaria, malabarismo, ilusionismo, equilibrismo e contorcionismo são artes circenses que forjam o espetáculo.

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.

CABARETIER. Aquele que anuncia o espetáculo; mestre de pista; apresentador.

circo Giuseppe Chiarini

Maria Emília Tortorella conta que, segundo a historiadora Ermínia Silva, a origem do circo no Brasil, formalmente estruturado, foi o circo Giuseppe Chiarini, em 1834.

“O circo tem o importante papel social de levar a cultura circense milenar ao maior número de pessoas possível. É uma forma de arte muito acessível, capaz de chegar a regiões que outras artes não alcançam, a bairros onde as pessoas têm pouco acesso à cultura.”

As companhias contemporâneas de circo apresentam como principais características, práticas mais inovadoras e modernas, além técnicas circenses aliadas a elementos de teatro, os números são mais interligados, a temática e a estética possuem mais destaque, entre outras.