O que é o Cid h669?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

H669 - Otite média não especificada.

CID H65 é o código para Otite média não-supurativa na Classificação Internacional de Doenças.

CID R50 é o código para Febre de origem desconhecida e de outras origens, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Afastamento recomendado: não necessita de afastamento, porém é recomendado repouso por 10 dias.

Otite é um termo médico usado para denominar infecções e inflamações em uma das regiões do ouvido. Qual a causa? Pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e alergias.

A mastoidite é uma condição grave que acontece quando uma otite média é tratada de forma inadequada, permitindo que a infecção se espalhe para o osso atrás do ouvido, chamado de mastoide. Uma vez que esta é uma infecção bacteriana grave, é crucial procurar atendimento médico e ser tratado por um profissional de saúde.

A otite interna
Essa região fica próxima de estruturas delicadas, como o nervo vestibular e o nervo auditivo, por isso, infecções nessa região são consideradas muito graves.

A otite externa grave geralmente é bacteriana (pseudomona); causas fúngicas são menos prováveis e causam mais coceira e menos dor. Dor severa ao puxar o pavilhão auricular sugere otite externa aguda.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

CID H90 – Perda de audição por transtorno de condução, neurossensorial ou misto. CID H90 é o código para Perda de audição por transtorno de condução e/ou neurossensorial, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID J30 é o código da Classificação Internacional de Doenças para Rinite alérgica e vasomotora.

Espera-se que neste prazo seja possível estabelecer-se um diagnóstico definitivo e na confirmação de infecção pelo Coronavírus, estende-se o afastamento por até mais sete dias, já com o CID B34.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Os casos confirmados como suspeitos devem receber o CID-10 B34.

A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

Evite o uso de cotonetes. Eles podem retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo; Utilize protetores macios para evitar a entrada de água, quando nadar; Procure um otorrinolaringologista sempre que apresentar dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.

"O diagnóstico das otites é clínico e efetuado com base no conjunto de sintomas e no exame otológico, que permite a visualização do interior do ouvido. Na otite média, a membrana timpânica costuma se mostrar vermelha e arqueada.

Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

Tratamentos. Na otite bacteriana, o tratamento é o antibiótico, oral ou tópico, enquanto, na otite serosa, o tratamento passa por procurar ventilar melhor o ouvido médio, recorrendo a anti-inflamatórios e a uma boa higiene nasal. Quando estes tratamentos não resultam, há que recorrer então a uma cirurgia.

Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de otosporin não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.