O que é o ciclo junino?
O ciclo das festas juninas começa meados do mês de junho, quando se festejam quatro santos muito conhecidos no Brasil: Santo Antônio, no dia 13; São João, 24; e São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho. Nos países europeus católicos, a festa era inicialmente chamada de "joanina" (em homenagem a São João).
Como acontece o ciclo junino no Nordeste?
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
Quem é o santo que inicia o ciclo junino e qual o dia?
A gente já sabe que os santos homenageados durante as festas juninas são Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (29 de junho) e São João (24 de junho) – é muito comum, e você já deve ter percebido, que as festas juninas sejam chamadas também de Festa de São João.
Quais são as danças do ciclo junino?
Conheça os ritmos mais populares de São João e os estilos de dança das festas juninas pelo Brasil
- ARRASTA-PÉ ...
- BAIÃO. ...
- QUADRILHA JUNINA. ...
- DANÇA DE FITAS. ...
- VANERÃO.
Qual é a importância das festas juninas?
A importância das festas juninas
As festas juninas são muito importantes para a cultura e economia dos locais onde são realizadas. Falando sobre economia, Campina Grande, por exemplo, em 2019, foram gerados cerca de 3 mil empregos e a circulação de R$ 300 milhões.
Como chegou ao Brasil a cultura do ciclo junino?
A chegada da festa junina ao Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Qual é o verdadeiro significado de São João?
O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países. No Brasil, o dia de São João é comemorado, de norte a sul, no formato de Festa Junina.
Quais as atividades desenvolvidas no período junino?
Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros. Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa Junina.
Quais símbolos marcam o período junino?
Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina.
Por que a festa junina é um exemplo de cultura popular?
A Festa Junina é um evento que carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural, resgata e valoriza a nossa herança cultural e é uma das datas mais esperadas pelas famílias e crianças que, além de sentirem o clima da escola diferente, mais colorido e animado com as canções típicas ...
Quais são os três santos da festa junina?
Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, também celebrados no mês de junho, são os patronos das tradicionais Festas Juninas, espalhadas Brasil a fora. As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e denotam um bom retrato da diversidade cultural do país.
Quem foi que trouxe a festa junina para o Brasil?
Quem trouxe a Festa Junina para o Brasil? Essa celebração chegou ao Brasil no século XVI por meio dos portugueses no processo de colonização. Com o tempo, passou a chamar Festa Junina, em alusão ao mês de junho, e mesclar elementos de outras culturas, adquirindo características próprias.
Qual é o significado da fogueira de São João?
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.
Quem são os personagens da festa junina?
Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.
Qual é a música típica do São João?
Os ritmos nordestinos estão muito presentes nas músicas de Festa Junina. A música é marcada pelo uso de instrumentos típicos da região, como sanfona, viola, triângulo etc. Entre os ritmos mais comuns temos Xaxado, Xote, Quadrilha, Baião e Samba-de-coco.
O que não pode faltar nas festas juninas?
Além disso, não podem faltar bandeirinhas, balões, chapéus de palha, lanternas e fogueiras na hora de montar o cenário do seu arraiá. Também tem as comidas típicas que fazem parte da decoração, como canjica, paçoca, bolo de milho, pipoca e quentão.