O que é o ciclo junino?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O ciclo das festas juninas começa meados do mês de junho, quando se festejam quatro santos muito conhecidos no Brasil: Santo Antônio, no dia 13; São João, 24; e São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho. Nos países europeus católicos, a festa era inicialmente chamada de "joanina" (em homenagem a São João).

Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.

A gente já sabe que os santos homenageados durante as festas juninas são Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (29 de junho) e São João (24 de junho) – é muito comum, e você já deve ter percebido, que as festas juninas sejam chamadas também de Festa de São João.

Conheça os ritmos mais populares de São João e os estilos de dança das festas juninas pelo Brasil

  • ARRASTA-PÉ ...
  • BAIÃO. ...
  • QUADRILHA JUNINA. ...
  • DANÇA DE FITAS. ...
  • VANERÃO.

A importância das festas juninas
As festas juninas são muito importantes para a cultura e economia dos locais onde são realizadas. Falando sobre economia, Campina Grande, por exemplo, em 2019, foram gerados cerca de 3 mil empregos e a circulação de R$ 300 milhões.

A chegada da festa junina ao Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países. No Brasil, o dia de São João é comemorado, de norte a sul, no formato de Festa Junina.

Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros. Nesse período de festas, alguns supersticiosos aproveitam para realizar simpatias de Festa Junina.

Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina.

A Festa Junina é um evento que carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural, resgata e valoriza a nossa herança cultural e é uma das datas mais esperadas pelas famílias e crianças que, além de sentirem o clima da escola diferente, mais colorido e animado com as canções típicas ...

Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, também celebrados no mês de junho, são os patronos das tradicionais Festas Juninas, espalhadas Brasil a fora. As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e denotam um bom retrato da diversidade cultural do país.

Quem trouxe a Festa Junina para o Brasil? Essa celebração chegou ao Brasil no século XVI por meio dos portugueses no processo de colonização. Com o tempo, passou a chamar Festa Junina, em alusão ao mês de junho, e mesclar elementos de outras culturas, adquirindo características próprias.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Os ritmos nordestinos estão muito presentes nas músicas de Festa Junina. A música é marcada pelo uso de instrumentos típicos da região, como sanfona, viola, triângulo etc. Entre os ritmos mais comuns temos Xaxado, Xote, Quadrilha, Baião e Samba-de-coco.

Além disso, não podem faltar bandeirinhas, balões, chapéus de palha, lanternas e fogueiras na hora de montar o cenário do seu arraiá. Também tem as comidas típicas que fazem parte da decoração, como canjica, paçoca, bolo de milho, pipoca e quentão.