O que é o ciclo de Loss?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Ciclo de Loss, também conhecido como ciclo pulmonar, dá-se quando os nematelmintos penetram no corpo do hospedeiro e caem na corrente sanguínea, seguindo para o pulmão, onde podem sofrer mudanças.

O parasita envolvido é o trichiura trichiuris. Ocorre principalmente em climas tropicais, com cerca de 25% da população mundial carregando o parasita. A sua transmissão é principalmente via alimentos ou água contaminados por cistos ou ovos do parasita. A maioria dos casos é assintomática.

Após uma semana a larva L1 do tipo rabditoide sofre muda e transforma-se em L2 e posteriormente em L3 (larva infectante do tipo filarioide) dentro do ovo. O hospedeiro ingere o ovo infectante contendo a larva L3 encontrada no solo, atravessa o trato digestório e eclode no intestino delgado.

O “amarelão” (ancilostomose) é uma doença causada por vermes das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As formas adultas desses parasitas intestinais se instalam no tubo digestivo dos seres humanos, onde se fixam no intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro.

Os principais agentes causadores da Síndrome de Loeffler são os helmintos, dentre os quais destaca-se como causa mais comum o Ascaris lumbricoides.

A Síndrome de Loeffler é caracterizada por uma pneumonia eosinofílica, causada por parasitas intestinais com ciclo pulmonar obrigatório na qual evidencia-se infiltrado pulmonar migratório na radiografia de tórax e eosinofilia detectada no hemograma, em pacientes com tosse seca, dispnéia, sibilos e febre baixa.

O diagnóstico da síndrome de Löffler baseia-se em sintomas respiratórios característicos e frequentemente transitórios, achados radiológicos de tórax e eosinofilia no sangue periférico. Exige a exclusão de outros tipos de doença pulmonar eosinofílica.

Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

No ceco do hospedeiro, os ovos embrionados eclodem liberando uma larva de 2º estádio (L2). Esta larva aeróbia invade a mucosa intestinal e vai pela circulação até o pulmão, onde chega em 4 ou 5 dias iniciando o ciclo de Loss, comum a outros parasitos como Ancilostomídeos e Strongyloides stercoralis.

Os valores normais são os seguintes: Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL. Bilirrubina total (direta + indireta): 0,2 a 1,1 mg/dL.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

Icterícia Fisiológica
Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.