O que é o choro brasileiro?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta o século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Música da América Latina

Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada Habanera de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples sons da Quena, uma flauta andina.

O regional de choro é tradicionalmente formado por um ou mais instrumentos de solo (flauta, bandolim, clarinete etc.) e pelo cavaquinho, violões e pandeiro no acompanhamento.

Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”.

A origem do nome choro
Segundo o historiador e sociólogo Luís da Câmara Cascudo, o nome choro veio de xolo, um baile feito por escravos em fazendas. O jornalista Ary Vasconcelos associa o nome aos choromeleiros, músicos afro-brasileiros que se apresentavam em frente a igrejas.

Existem pelo menos seis tipos de choro diferentes no repertório de um bebé: fome, cansaço, dor, desconforto, querer atenção e desabafar. Se registar cada choro num instrumento especial chamado espectrógrafo de som, descobrirá que cada um tem as suas características próprias.

De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Carinhoso

1. Carinhoso — Pixinguinha. Composta no final da década de 1930, Carinhoso é provavelmente o chorinho mais famoso da música brasileira.

Principais representantes do Choro. Além do Pixinguinha, vários outros compositores se destacam dentro do Choro, dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca.

Os principais instrumentos para compor um chorinho são: flauta, violão, pandeiro, piano, clarinete, cavaquinho, bandolim, trombone e saxofone.

A lágrima é produzida o tempo todo pelas glândulas lacrimais, que são como saquinhos de células perto dos olhos. Ela possui a função de manter os olhos úmidos e limpinhos da sujeira do ar, além de ajudar a cicatrizar nossos olhos quando eles se machucam.

O chorinho é um ritmo basicamente instrumental, mas muitos sambistas e chorões ousaram colocar belas letras em cima do ritmo. E essa mistura ficou harmônica e poética. Samba da Minha Terra traz a união rítmica desses primos-irmãos da música genuinamente brasileira.

Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro —antiga capital do Brasil—, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.

O Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos atrás.

O choro já existia cerca de 60 anos antes do samba. O samba da Cidade Nova feito pelo Donga, Sinhô e o Pixinguinha tem a ver com o choro. A partir dos anos 20, o choro acabou influenciado pelo samba do Estácio, do Ismael Silva, Bide e Marçal, e incorporou suas variações rítmicas.

Chiquinha

Pioneira musicista, Chiquinha foi a primeira pianista chorona (musicista de choro), autora da primeira marcha carnavalesca com letra ("Ó Abre Alas", 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

A formação instrumental dos primeiros grupos de choro tinha como base os instrumentos de sopro, principalmente a flauta e o oficleide, além do violão e do cavaquinho. No decorrer do século XX, o bandolim adquire um lugar de destaque como solista, e o pandeiro se consolida como o principal instrumento de percussão.

2 carpir, choramingar, gemer, lamentar, lamuriar, lastimar, planger, prantear, queixar, soluçar, uivar, vagir. Atormentar-se: 3 atormentar-se, arrepender-se, apiedar-se, arrepelar-se, apesarar-se, afligir-se, compungir-se, condoer-se, contristar-se, deplorar, mortificar-se, penitenciar-se, sofrer.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

Continuar lendo E choro ou choro?