O que é o chip virtual?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Ao contrário dos cartões SIM físicos tradicionais, o chip internacional virtual é um serviço baseado em nuvem que permite aos viajantes acessar a internet, serviços de voz e SMS em qualquer momento e em qualquer lugar do mundo.

eSIM é um SIM digital padrão do setor que permite ativar um plano celular de operadora sem precisar usar um cartão SIM físico. Você pode instalar oito ou mais eSIMs em um iPhone e usar dois números de telefone ao mesmo tempo.

Há diversos benefícios atrelados ao chip eletrônico. Um deles é o fato de não quebrar ou se desgastar, como pode acontecer nas versões físicas. Mas a maior vantagem, no entanto, é a segurança. Caso o aparelho seja roubado, o eSIM não poderá ser removido, impedindo o criminoso de revender ou utilizar o telefone.

Chip Virtual Claro
A Claro possui dois planos compatíveis com o Chip Virtual, o plano Controle e o Pré-pago. Para obter o eSim da Claro, você precisa acessar o link clicando aqui ou se preferir, você pode ir até uma loja Claro. o E-chip da Claro custa R$ 19,99.

O valor de um eSIM varia de operadora para operadora. Atualmente, o preço da contratação de um plano para um chip incorporado é de no mínimo R$15,00. Consulte a operadora que deseja contratar o eSIM para saber mais sobre valores e planos.

Samsung

  1. Acesse Configurações;
  2. Clique em "Conexões";
  3. Selecione "Gerenciador de chip";
  4. Clique em "Adicionar eSim" (ou plano móvel);
  5. Clique em "Ler QR Code da operadora";
  6. Posicione a câmera para fazer a leitura do QR Code;
  7. Selecione "Adicionar".

Normalmente os smartphones que podem usar eSIM ou chip virtual, possuem esta opção em suas configurações ou configurações de rede. Geralmente, pode-se configurar com um código de barras bidimensional (BIDI) que proporcionará a operadora móvel que suporte serviços eSIM de dados móveis e telefonia.

Enquanto um chip convencional o usuário está limitado a quantidade de slots do smartphone, o eSim permite utilizar vários números de telefone e trocar quando quiser. Outro detalhe é que a tecnologia eSim possibilita o uso de até duas linhas simultâneas, o que é bastante vantajoso para quem usa um aparelho corporativo.

Você pode usar Dual SIM com estes: iPhone XR, iPhone XS, iPhone 11, iPhone 12, iPhone 13, iPhone SE (3ª geração) e iPhone 14 (comprado fora dos EUA); esses modelos podem usar um SIM físico e um eSIM. iPhone 13, iPhone SE (3ª geração) e posterior; esses modelos podem usar dois eSIMs.

Você pode usar o Dual SIM sendo um SIM físico e um eSIM. Nos modelos de iPhone 13 e posteriores, também é possível usar dois eSIMs ativos. Nos modelos de iPhone sem bandeja do SIM físico, é possível usar dois eSIMs ativos.

Quais são as desvantagens do eSIM? Uma das poucas desvantagens do eSIM é a maior burocracia para trocar de operadora. O que antes podia ser feito apenas trocando de chip, agora é preciso ir até uma loja física da operadora em questão, que vai transferir o seu número e todos os seus dados para outra empresa.

O chip virtual garante mais segurança aos adeptos; Não há necessidade de inserir um novo chip mesmo estando em viagens internacionais; O eSIM também pode ser inserido em dispositivos de internet como, relógios, automóveis, máquinas agrícolas e sensores.

Sim, você pode combinar dois números de telefone separados em um único dual SIM com um dispositivo que possui eSIM, incluindo: Dois números pessoais que estão no mesmo plano. Dois números pessoais que estão em planos distintos. Um número pessoal e um número corporativo.

O TIM eSIM é um chip virtual e configurável, integrado ao seu celular desde a fabricação. Capaz de armazenar até 8 perfis simultâneos, ele permite que você alterne livremente entre diferentes linhas, planos e operadoras.