O que é o checklist de cirurgia segura?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O checklist de Cirurgia Segura consiste em uma lista formal utilizada para identificar, comparar e verificar o cumprimento às etapas críticas de segurança e, assim, minimizar os riscos evitáveis mais comuns que colocam em risco as vidas e o bem-estar dos clientes cirúrgicos.

“O checklist é uma ferramenta de retorno e checagem rápida de segurança no procedimento cirúrgico. Ele precisa ser dinâmico e adaptável a nossa realidade, precisa ser mensurado e tem que ser objetivo”. Segundo ela, na realidade hospitalar existem diversos tipos de checklists.

o Checklist de Segurança Cirúrgica Pré e Pós-Operatório é mais uma estratégia na promoção da segurança do paciente, pois possibilita monitorar sinais e sintomas preditivos de complicações cirúrgicas e detecção precoce de eventos adversos.

O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (antes da indução anestésica), Time Out ou Pausa (antes da incisão) e Saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição.

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA
A Lista de Verificação (ANEXO A) divide a cirurgia em três fases: I - Antes da indução anestésica; II - Antes da incisão cirúrgica; e III - Antes do paciente sair da sala de cirurgia.

O objetivo é garantir que o procedimento seja realizado conforme planejado, atendendo aos “5 Certos”: paciente, procedimento, lateralidade (demarcação do lado e membro a ser operado), posicionamento e equipamentos.

A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS foi desenvolvida para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente.

É uma ferramenta criada para facilitar a prática de profissionais de saúde interessados na melhoria da segurança cirúrgica, na redução de óbitos e complicações cirúrgicas, que podem ser evitadas. Considera-se um fenômeno, quando se refere em promover segurança no sistema de saúde e reconhecer sua importância.

6 exemplos de checklist (com modelo para download)

  • sinalização de segurança e iluminação;
  • verificação das instalações elétricas;
  • verificação das instalações sanitárias;
  • verificação dos alarmes de incêndio.

5 modelos de checklist para auditorias

  • Checklist de Segurança do Trabalho. ...
  • Checklist de Higienização de EPIs. ...
  • Checklist de Manutenção. ...
  • Checklist de Ordem de Serviço.

Portanto, Checklists consistem em ferramentas de controle fundamentadas em listas estabelecidas preliminarmente a fim de verificar/acompanhar as exigências de um serviço, produto, processo ou mesmo para assegurar o cumprimento de tarefas e/ou itens em projeto.

Principais intervenções
Confirmar que o procedimento e o local da cirurgia estão corretos. Confirmar o consentimento para cirurgia e a anestesia. Confirmar visualmente o sítio cirúrgico correto e sua demarcação. Confirmar a conexão de um monitor multiparâmetro ao paciente e seu funcionamento.

Com um check lists de máquinas e equipamentos e inspeção regular, você se certifica de que seu equipamento está em forma e pode lidar com os trabalhos mais difíceis. Além disso, o check list pode determinar a necessidade de reparos para ajudar seu equipamento a funcionar de forma mais eficiente.

A importância da avaliação pré-operatória
Seu principal objetivo é avaliar o risco-benefício da cirurgia para o paciente e é constituída, basicamente, por três fatores: avaliação da história clínica do paciente, exames físicos e exames complementares.

A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação ...

Demarcação do sítio cirúrgico, Se o paciente possui algum tipo de alergia, Se há risco de aspiração ou complicação respiratória. Se há risco de perda sanguínea.

O protocolo é dividido em 3 etapas, sendo:

  • A primeira é a entrada do paciente, antes da indução anestésica;
  • A segunda é o timeout, antes do início da cirurgia.
  • A terceira é a saída, checkout. Essa é feita no final, antes do paciente sair da sala de cirurgia.